O metro é o transporte que mais satisfaz os utilizadores, principalmente o Metro do Porto, enquanto o autocarro é o que gera maior descontentamento, revela um estudo, que aponta a pontualidade como o aspeto que mais influencia esta decisão.
O inquérito da Deco à satisfação dos utilizadores de transportes públicos, que decorreu entre maio e junho de 2014, contou com a participação de 2.691 consumidores, a maior parte de Lisboa e do Porto, mas também de 20 outros municípios, sobretudo do norte e centro do país.
Com base numa lista de 31 aspetos, o estudo avaliou o nível de satisfação dos utentes com os diferentes meios de transporte nas várias cidades, concluindo que “a satisfação global não é muito elevada, sendo o metro o meio que reúne mais utilizadores satisfeitos”.
Os aspetos mais apreciados no metro são as informações visuais e sonoras que permitem saber quando se deve sair, a sensação de segurança do veículo, o conforto nas horas de ponta e a pontualidade.
A pontualidade também “é um critério importante” na avaliação do autocarro e do comboio, sendo que, no comboio, a satisfação dos utentes “é apenas ligeiramente inferior à do metro”.
Mas o autocarro é o menos apreciado pelos utentes, que apontam como fatores negativos a informação dada nas estações ou nas paragens, a frequência ao fim de semana, as máquinas de venda de bilhetes e a forma como são resolvidas as falhas do serviço.
O autocarro também é o transporte que origina mais reclamações (20%), seguido do comboio (16%) e do metro (12%), e o que apresenta mais atrasos, em média de 25 minutos, seguido do comboio (cerca de 20 minutos).
Em geral, o autocarro é o transporte mais usado (65%), seguido do comboio (34%). Nos municípios servidos pelo metro, este é um dos meios eleitos de transporte.
Na Grande Lisboa, o metro é o transporte com mais passageiros, seguido de muito perto pelo autocarro, ambos usados por cerca de 60% dos inquiridos.
No Grande Porto, o metro também é o principal rival do autocarro, embora um pouco menos utilizado.
O Metro do Porto é a empresa que reúne maior índice de satisfação geral, seguido da Fertagus, cujos comboios fazem a travessia da ponte 25 de Abril.
Entre as empresas de autocarros, a Rede Expressos é a que mais agrada aos passageiros e a Transportes Sul do Tejo (TST) a que menos satisfaz.
O estudo aponta ainda que cerca de 38% dos participantes utilizam raramente os transportes públicos, por considerarem que fica mais barato utilizar o automóvel e por serem pouco frequentes na zona onde vivem.
Mais de metade dos inquiridos disse usar os transportes públicos cinco dias por semana, e um quarto admitiu fazê-lo quase todos os dias, incluindo fim de semana.
Em média, os inquiridos passam 80 minutos por dia nos transportes. Os habitantes de Cascais, Seixal e Sintra são os que têm viagens mais demoradas, em média, 90 minutos.
Questionados sobre os aspetos a melhorar, 18% apontaram a correspondência entre meios de transporte, 16%, a pontualidade, 10%, os veículos, 10%, a rede de transporte e 9%, os horários.