460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Indicadores de Consumo

Economia

INE. "Redução abrupta" na confiança do consumidor

Com a guerra na Ucrânia e a subida dos preços dos combustíveis e de vários outros produtos, o índice de confiança do consumidor teve uma "queda abrupta" em março.
Estatísticas

Poder de compra e destino do mundo

É certo que os salários não baixam, é certo também que o índice de preços no consumidor não aumenta mas são as despesas essenciais, cuja parte é mais elevada nos rendimentos mais baixos, que aumentam.
Instituto Nacional Estatística

Despesas das famílias aumentam 4,6%

O INE confirmou esta terça-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,2% no terceiro trimestre em termos homólogos e subiu 2,9% em cadeia.
Instituto Nacional Estatística

INE: contração de 5,4% do PIB no 1º trimestre

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) a economia portuguesa registou uma queda na procura interna, tendo o PIB contraído 5,4% no primeiro trimestre face ao período homólogo do ano passado.
Indicadores de Consumo

Confiança dos consumidores aumentou em Portugal

A confiança dos consumidores manteve em junho a subida iniciada em abril, após ter diminuído nos cinco meses anteriores. O clima económico aumentou de 2,3 pontos em maio para 2,4 pontos em junho.
Indicadores de Consumo

Valor dos novos créditos ao consumo cai 8,7%

O montante total dos novos créditos ao consumo concedidos em abril diminuiu 8,7%, face ao mesmo mês de 2018, para 563,683 milhões de euros. O número de novos contratos baixou 3,4%.
Consumo

Consumidor menos confiante pode gelar a economia?

Desde os recordes de maio que o índice de confiança do consumidor do INE está em rota descendente. Será este um indicador de que as pessoas não acreditam que a economia tenha muito mais a melhorar?
Instituto Nacional Estatística

Confiança do consumidor baixou nos meses de verão

Depois de no segundo trimestre ter atingido o valor mais elevado de que há registo, o indicador de clima dos consumidores caiu entre junho e agosto, com todas as componentes a descerem.
Instituto Nacional Estatística

Poupança das famílias recupera para 5,4% em 2017

A taxa de poupança das famílias aumentou 5,4%. O aumento do rendimento disponível das famílias é explicado pelo aumento das remunerações e prestações sociais recebidas.
Economia

Atividade económica e consumo privado diminuem

Em dezembro de 2017, a atividade económica diminuiu ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, após a trajetória ascendente observada entre o terceiro trimestre de 2016 e de 2017.
Estados Unidos da América

EUA. Confiança dos consumidores desce em dezembro

A média dos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg esperava que este indicador se situasse nos 128 pontos no último mês deste ano.
Economia

Consumo efetivo 20% abaixo da média da UE

Portugal tem um consumo efetivo por habitante de 82%, abaixo da média da União Europeia (UE 100%), estando o Luxemburgo no topo da lista (132%) e a Bulgária no fundo (53%).
Consumo

Atividade económica aumentou em janeiro

A atividade económica aumentou em janeiro pelo segundo mês consecutivo, tendo o consumo privado registado também uma evolução positiva, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados.
Banco de Portugal

Crédito concedido para consumo aumenta 20,3%

O crédito concedido para consumo aumentou 20,3% em dezembro, face ao período homólogo, para 485,432 milhões de euros, com os empréstimos para educação e saúde a aumentarem 216,1%, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Instituto Nacional Estatística

Preços sobem 0,8% em janeiro

O INE divulgou que os preços do consumidor subiram 0,8% em janeiro face ao período homólogo, mas caíram 1,0% em relação a dezembro.
Auto

Venda de automóveis subiria 6%. Antes do OE

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou uma estimativa de crescimento para este ano de 6% das vendas de veículos automóveis e de 4% em 2017. Mas ainda sem os impostos previstos no OE.
Economia

Consumidores portugueses estão mais confiantes

O índice de confiança dos consumidores portugueses atingiu os 66 pontos no final de 2015, o valor mais elevado dos últimos anos, uma subida de sete pontos em relação ao início do ano.
Serviços financeiros

54% das microempresas aceita dinheiro de plástico

54% das microempresas em Portugal aceitam pagamentos com cartão, revela um estudo feito pela Inmark para a Mastercard, sendo a "comodidade" para o cliente o principal motivo para esta opção.
Economia

Produção de automóveis em Portugal cai 3%

A produção de veículos automóveis em Portugal caiu 3% em 2015 relativamente ao período homólogo, num total de 156.626 veículos, que compara com 161.509 no ano anterior.
Economia

Antes da CEE, o pequeno almoço era bem mais caro

Uma família portuguesa pagará 1,20 euros por um pequeno-almoço para quatro pessoas em 2016, menos quase 0,40 cêntimos do que pagava há 30 anos, data da adesão de Portugal à então CEE.
Economia

INE mostra hoje PIB do 3º trimestre. Meta em risco

O INE divulga hoje o valor do PIB no terceiro trimestre e, a confirmar-se uma estagnação, a meta do anterior governo de um crescimento económico de 1,6% este ano pode estar comprometida.
Consumo

Países da troika lideram venda de carros na Europa

Os países que sofreram uma intervenção na sua economia, como Portugal, Irlanda e Espanha, são atualmente os líderes na venda de carros na Europa, com crescimentos acima dos 20%.
Volkswagen

Venda de carros na Europa desacelera em outubro

O mercado automóvel da União Europeia desacelerou, passando de um crescimento de 8,2% em setembro para apenas 2,9% em outubro, pelo escândalo das emissões manipuladas pelo grupo Volkswagen.
Volkswagen

Vendas da Volkswagen recuam 3,5% em outubro

As vendas do grupo Volkswagen recuaram 3,5% em outubro, um número divulgado hoje e que reflete os primeiros efeitos do escândalo da manipulação de emissões poluentes e também a conjuntura difícil em vários mercados.
Economia

Analistas veem crescimento estável nos 1,6%

A meta do Governo para o crescimento económico de 1,6% no conjunto deste ano é alcançável, sendo que a instabilidade política não deverá prejudicar o ritmo de crescimento no último trimestre.
Banca

Crédito malparado bate todos os recordes

O crédito malparado das famílias e das empresas subiu em agosto, ultrapassando a barreira dos 19.000 milhões de euros, um novo recorde, e representando mais de 9% do total dos empréstimos concedidos.
Indicadores de Consumo

Venda de automóveis subiu 29,5% em setembro

Nos primeiros nove meses deste ano foram vendidos em Portugal 162.465 veículos automóveis, ou seja, mais 27,9% do que no período homólogo de 2014.
Economia

Crédito ao consumo aumenta 26,1% em julho

O crédito ao consumo cresceu 26,1% em julho de 2015 face ao mesmo mês do ano passado, representando cerca de 435,8 milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
Consumo

Venda de combustíveis para particulares cai 10,7%

Os portugueses consumiram menos combustível no primeiro trimestre deste ano, uma quebra de 10,7% face a igual período de 2014, com os postos de combustível dos hipermercados a liderarem a preferência.
Banco Central

Malparado volta a subir em maio

O crédito malparado das famílias e das empresas voltou a subir em maio, totalizando os 18.850 milhões de euros e representando cerca de 9% do total dos empréstimos concedidos.
Indicadores de Consumo

Crédito ao consumo cresce 7,7%

O crédito ao consumo na Europa subiu 7,7% em termos homólogos no ano passado, atingindo os 356 mil milhões de euros em novos créditos, segundo os dados divulgados pela Eurofinas.
Eurostat

Consumo 'per capita' 17% abaixo da média da UE

O índice de consumo individual efetivo em Portugal no ano passado fixou-se 17% abaixo da média da União Europeia, de acordo com as primeiras estimativas para 2014, segundo o Eurostat.
Consumo

Leilão da DECO com meio milhão de inscritos

Mais de meio milhão de pessoas já se inscreveram para beneficiar do desconto num conjunto de produtos que a DECO vai escolher através de um leilão de supermercados.
Indicadores de Consumo

Crédito ao consumo subiu 27,6% em março 

O crédito ao consumo cresceu 27,6% em março de 2015 face ao mesmo mês do ano passado e ascendeu a 439,8 milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal.
Banca

Crédito malparado das famílias volta a aumentar

O crédito malparado das famílias voltou a aumentar em fevereiro, tendo atingido os 5.383 milhões de euros no final desse mês, o que representa 4,38% do total do crédito concedido às famílias pela banca.
Energia

Consumo de eletricidade aumenta 1,5%

O consumo de eletricidade aumentou 1,5% no primeiro trimestre em relação ao período homólogo, sendo a variação nula após a correção de temperatura e dias úteis, de acordo com a REN.
Consumo

Confiança dos consumidores recupera em fevereiro 

O indicador de confiança dos consumidores recuperou em fevereiro para o valor mais elevado desde maio de 2002 e o indicador de clima económico estabilizou, após ter aumentado em janeiro.
Consumo

Consumo de gasóleo aumenta 3% em janeiro

O consumo de gasóleo aumentou 3% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2014, para 360 mil toneladas, acentuando a tendência de subida registada ao longo de 2014.
Preços

Grécia em deflação pelo 23.º mês consecutivo

A taxa de inflação interanual da Grécia registou no mês de janeiro um retrocesso de 2,8%, totalizando-se 23 meses consecutivos de deflação, segundo dados do gabinete de estatísticas grego, Elstat.
Consumo

Consumidores: Metro passa na prova, autocarros não

O metro é o transporte que mais satisfaz os utilizadores, principalmente o Metro do Porto, enquanto o autocarro é o que gera maior descontentamento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.