O deputado social-democrata Duarte Marques vai pedir esclarecimentos ao primeiro-ministro grego sobre declarações do ministro das Finanças helénico que considera poderem colocar em causa a recuperação de Portugal, ao considerar positiva a subida dos juros da dívida portuguesa.

Num carta que irá enviar ao chefe do executivo grego, e à qual a Lusa teve acesso, Duarte Marques recorda as declarações do atual titular da pasta das Finanças da Grécia, em dezembro, quando Yanis Varoufakis defendeu a renegociação do memorando com a União Europeia aceitando “algum tumulto nos mercados monetários, como um preço que tem de ser pago para escapar à fase atual de ‘prolongar e fingir’ para uma etapa genuína de estabilização e crescimento”.

“Se isso significar, durante as nossas negociações, que as yields da dívida de Portugal, Espanha e Itália sobem, tanto melhor. Porque Lisboa, Madrid e Roma serão forçadas a participar criativamente nessas negociações, formando uma frente dos periféricos, de modo a criar uma nova arquitetura da zona euro, que acabe com a asfixia de nações com orgulho em nome de regras fúteis, inexequíveis e misantrópicas”, explicou na altura o agora ministro das Finanças grego.

Na missiva que irá enviar ao chefe do executivo grego, o deputado social-democrata considera que tais declarações “podem colocar em causa a recuperação de Portugal, pois aludem, com total leviandade, à consequência que a sua estratégia pode causar aos juros da dívida portuguesa e intenção moral que revela”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A confirmarem-se estas intenções e estas consequências, isto é muito grave. Desejo firmemente que os cidadãos gregos se livrem da troika, que cumpram o seu memorando e que possam conhecer, tal como Portugal e a Irlanda, uma saída rápida de uma situação de grave dificuldade, mas não à custa do dano que causa a outros”, acrescenta Duarte Marques.

Recordando que “a solidariedade europeia é uma via com dois sentidos e a responsabilidade é um valor tão relevante como os restantes”, Duarte Marques classifica mesmo como “perigoso” que, como ministro das Finanças, Yanis Varoufakis mantenha a opinião manifestada um mês antes do Syriza ter vencido as eleições gregas.

“Tal é uma irresponsabilidade, uma chantagem, e não será à custa dos juros da dívida pagos por Portugal que a Grécia conseguirá o apoio dos restantes países”, escreve o deputado social-democrata.

Solicitando esclarecimentos por parte de Alexis Tsipras, Duarte Marques faz ainda votos para que a tese defendida pelo ministro das Finanças grego “não passe de mais um ‘bluff’ da estratégia de campanha do Syriza”.