Se mudou radicalmente os seus hábitos alimentares pode ser considerado um potencial jihadista – pelo menos em França. Se também deixou de ouvir música, ver televisão e ir ao cinema, então a suspeita aumenta. Estes são alguns dos nove sinais que podem identificar um jihadista, ou alguém que potencialmente irá enveredar pelo radicalismo islâmico.

A infografia “Os primeiros sinais que podem alertar” para uma ligação com o jihadismo está incluída no “Stop Djihadisme”, um site criado pelo governo francês para combater o radicalismo e instruir a população francesa sobre o assunto. Está disponível desde quarta-feira e o lema é “agir contra a ameaça terrorista”. Inclui textos sobre o que é o terrorismo, a legislação da área, a importância da escola na transmissão dos valores republicanos, a propaganda jihadista, as técnicas de manipulação dos militantes, entre outros.

jihadismo3

Infografia presente no site “Stop Djihadisme”

 

Segundo o governo francês, um potencial jihadista muda os hábitos alimentares radicalmente, rejeita os membros da sua família, desconfia dos amigos de longa data, abandona a escola, não vê televisão nem vai ao cinema porque as imagens que vêm “são proibidas para eles”, não ouve música porque “distrai da sua missão”, deixa de praticar desporto, veste-se de forma diferente e visita regularmente sites de caráter radical ou extremista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista de sinais está a gerar muitas reações. O Mic fala em “absurdo” e um utilizador do Twitter brinca: “Esta lista serve para localizar um jihadista. Acho que é mais para localizar um desempregado”. Outro diz, na mesma rede social: “O governo diz para teres cuidado com aqueles que não comem baguetes”.

O governo francês tem também um vídeo sobre o recrutamento islâmico. A ideia é desmistificar as mensagens que os radicais islâmicos tentam passar. Já foi visto mais de 826 mil vezes desde quarta-feira, avança o Mic, e contém frases como:

  • Eles dizem-te: “Sacrifica-te connosco, vais defender uma causa justa”. A realidade: “Vais descobrir o inferno na terra e morrer sozinho, longe de casa”.
  • Eles dizem-te: “Vem e cria uma família com um dos nossos heróis”. A realidade: “Vais criar uma criança no meio da guerra e do terror”.
  • Eles dizem-te: “Junta-te a nós e vem ajudar as crianças sírias”. A realidade: “Vais ser cúmplice de um massacre de civis”.

Este guia completo vem na sequência do ataque ao Charlie Hebdo e das preocupações do governo pelos cidadãos que têm partido para o Iraque e para a Síria com o objetivo de se juntarem ao Estado Islâmico. Resta saber se a informação veiculada pelo governo terá efeito.