30 segundos de publicidade, quatro milhões de dólares (mais de 3,5 milhões de euros): é quanto vale um anúncio no intervalo do Super Bowl, como informa a Forbes. E não é para menos, pois a final da liga americana de futebol é o espetáculo de televisão mais visto em todo o mundo. São mais de 110 milhões de espetadores a assistir, pelo que o intervalo não é só tempo de música – este ano é a vez de Katy Perry, acompanhada por Lenny Kravitz e Missy Elliot -, é também o espaço mais desejado pelas marcas e agências, que produzem anúncios especiais só para este dia.

Uma das produções desta noite já se tornou viral: o anúncio de uma campanha contra a violência doméstica:

Mas haverá mais anúncios em destaque, como alguns dos que aqui apresentamos:

1. Budweiswer. A marca de cervejas lança um anúncio enternecedor e que também arrisca tornar-se viral. Um cão e um cavalo são os melhores amigos. O cão desaparece, anda perdido durante dias e, quando finalmente volta a casa, todos os cavalos celebram. Cavalo e cão, dois bons amigos – “buds”, como se diz nos Estados Unidos, logo bom pretexto para uma Budweiser.

https://www.youtube.com/watch?v=xAsjRRMMg_Q

2. Victoria’s Secret. A marca de lingerie já tem o anúncio preparado para a Super Bowl. As modelos desfilam as peças da marca e, no fim, aparece a mensagem: “Let the real game begin”, ou seja, “Deixa o verdadeiro jogo começar”.

https://www.youtube.com/watch?v=8lZgpaVpKQk

3. Always. A marca de produtos femininos lançou a campanha Like a Girl para quebrar estereótipos sobre a condição feminina. Várias mulheres são desafiadas. Como é correr como uma menina?

4. Dove. A marca lança uma campanha de produtos de cuidado masculino. Há muitas imagens de pais a cuidarem dos filhos entre momentos de mimos e carinhos. A mensagem: “O que é que faz de um homem um homem forte? Mostrar que se preocupa”.

https://www.youtube.com/watch?v=108GQVlfwy8#t=92

5. Toyota. A marca de automóvel joga com a capacidade de ultrapassar os obstáculos, de fazer mais e chegar mais longe. Para isso, conta com a snowboarder paralímpica Amy Purdy.

6. T-Mobile. A empresa de telemóveis foi buscar a socialite Kim Kardashian para uma campanha de proteção de dados pessoais. Kim brinca com a sua quantidade “interminável” de selfies e fotografias para ilustrar a necessidade do serviço.

https://www.youtube.com/watch?v=ZTwzsV3I3OQ

Os órgãos de comunicação social internacionais dedicaram-se às listas de seleções dos anúncios. Veja a seleção da Forbes aqui, da CTV News aqui, ou do Washington Post aqui.

Recordação do passado

Alguns dos anúncios mais famosos de todos os tempos estrearam precisamente no intervalo de um Super Bowl. Foi o caso do fabuloso anúncio que ajudou a lançar o Macintosh da Apple:

Outro anúncio do Super Bowl que está no panteão dos melhores de sempre é o estreado pela Budweiser em 1995, o anúncio dos sapos:

Poderão um cão e um cavalo destronar esta amizade? O futuro o dirá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR