O ciclista norte-americano Lance Armstrong bateu com o seu carro em dois veículos estacionados em Aspen, nos Estados Unidos da América, depois de alegadamente ter “bebido um pouco”, mas deixou que a namorada, Anna Hansen assumisse a culpa. A polícia descobriu e o processo de Anna Hansen foi transferido. Lance Armstrong é agora acusado de não ter participado o acidente e por ter ultrapassado o limite de velocidade, segundo o The Telegraph.

Quando o acidente ocorreu, a namorada do ciclista disse à polícia que estava a regressar de uma festa no Aspen Art Museum, quando perdeu o controlo do carro de Lance Armstrong, mas a história não convenceu a polícia. Mais tarde, Anna Hansen acabou por admitir à polícia que era o ciclista que estava ao volante do carro e que ambos tinham decidido que seria ela a assumir a culpa.

“Nós tivemos o nome da nossa família exposto em todos os jornais do mundo nos últimos anos e, honestamente, eu tenho adolescentes em casa. Só quero proteger a minha família”, terá dito Anna à polícia. Questionada sobre se o namorado estaria embriagado, respondeu que que “não estava alcoolizado”.

Por ter confessado que não era ela quem estava ao volante naquela manhã, não foi acusada de ter prestado um depoimento falso. “A nossa política é encorajar as testemunhas a dizerem a verdade. Se as testemunhas vivessem com medo de serem processadas por revelarem que cometeram um erro, nós só raramente – se é que alguma vez – conseguiríamos arrancar toda a verdade das nossas vitimas ou testemunhas”, explicou o procurador Andrea Bryan.

Lance Armstrong perdeu os sete títulos que tinha conquistado em sete edições da Volta à França, em 2012, por ter sido acusado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos de doping sistemático.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR