776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bloco Central

Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
Parlamento

"Bloco central é credível para os portugueses"

Para Augusto Santos Silva, o sistema eleitoral português tem registado uma lógica de alternância, que se faz ao centro e não nos seus extremos. A 2.ª figura do Estado enalteceu o liberalismo do PS.
Resposta Pronta

Livre. "Lutamos contra política de bloco central"

Rui Tavares, deputado e vereador do Livre na CM Lisboa, espera esclarecimentos e satisfações sobre caso Tutti Frutti. Refere que "é preciso que a esquerda possa convergir" para evitar blocos centrais.
Presidente Marcelo

Queda de Marcelo e do status quo do bloco central

Marcelo como Presidente da República está acabado. A estratégia virou-se contra ele, como aconteceu quando rejeitou a nova AD juntamente com Paulo Portas, obrigando-o à demissão do PSD.
Emissão Especial

"Rui Rio acha que o país o desperdiçou"

"Terminou a carreira política". Devia ter saído mais cedo? Rui Rio foi a "desculpa perfeita para uma direita sem ideias". A análise de Raquel Abecasis, Jorge Fernandes e Alexandre Homem Cristo.
Semáforo Político

Cotrim Figueiredo. Chumbo vem de mal-estar do PSD

A socialista diz que chumbo é um "sinal péssimo" que coloca IL "ao mesmo nível do Chega". Admite ainda a ideia de um bloco central, uma vez que a mesa da AR tem apenas vice-presidentes do PS e PSD.
Caça ao Voto

"Quem tem medo do dono do Zé Albino?"

Edição especial do Caça ao Voto com reportagem nas diferentes candidaturas e com análise às duas semanas de campanha. Ainda o day after: "Marcelo será o árbitro de que tanto gosta". 
Semáforo Político

Vitória de Rio? "Já tenho o capacete posto"

Depois de ter dito que a probabilidade de Rio ganhar as eleições era a mesma de lhe cair um meteorito, José Miguel Júdice admite que tem o capacete posto. "Acredito que possa governar até 2023", diz.
Semáforo Político

Bloco central? “Só num quadro de emergência”

Francisco Assis, ex-líder parlamentar do PS, não prevê um Bloco Central, mas pede o fim de um "muro" entre PS e PSD. Luz verde para a Justiça portuguesa que voltou a condenar Armanda Vara.
Caça ao Voto

Costa "quer ganhar margem de manobra, não votos"

Costa "parece que está naqueles jogos de não perder vidas". Gerir um Governo negociando com todos vai levar-nos a algum lado? Ainda o "grilo falante" Rodrigues dos Santos e o "pesadelo do voto útil".
Resposta Pronta

"Costa não devia recusar entendimento com PSD"

Ana Gomes considera que solução de Governo de bloco central "seria extremamente nociva para o país". Defende entendimento há esquerda e diz que "há espaço", mas "não vontade política".
Noticiário

19h. COP26. Plenário final "muito brevemente"

O anúncio é feito pelo presidente da cimeira do clima da ONU, que desaconselha mais alterações ao documento final. Ainda nesta edição, as críticas do Bloco de Esquerda a um possível bloco central.
Noticiário

18h. COP26. UE "implora" aprovação do texto final

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, implora "por amor de deus" para que o texto não seja modificado. Ainda, Catarina Martins está contra um possível bloco central entre PS e PSD.
Eleições Legislativas

Um bloco central mataria o PSD

Um bloco central apenas serviria os interesses comuns de Costa e Ventura. Seja mantendo o aparelho socialista instalado no poder, seja retirando o PSD da liderança de uma alternativa política.
Rádio Observador

Vem aí um bloco central? Ligue 910024185

Em clima de crise politica, regressa o tema dos acordos entre PS e PSD. Um bloco central beneficia o país? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Noticiário

6h. Marcelo ouve parceiros. CIP pede bloco central

Marcelo ouve hoje parceiros socias. António Saraiva pede "estabilidade" no Parlamento, na forma de bloco central. Noite quente no CDS, direção e Nuno Melo trocam acusações.
PSD

Rio: "Costa não teve o nível que deve ter"

Rio não acredita que seja possível convencer o PS a reformar a justiça, mas diz que não amua por ter sido insultado. O líder da oposição diz ainda que nos Açores, Costa "provou do próprio veneno".
Coronavírus

Lagarde: retoma económica tem sido fraca

Christine Lagarde apontou que "o impacto da pandemia ainda está a ser sentido em toda a zona euro" e que as medidas sanitárias "continuam a pesar sobre a atividade económica".
Bloco Central

Governo de salvação nacional não salvaria ninguém

A deficiente cultura democrática de que padece o nosso país, em que jornalistas pedem desculpa antes de fazerem perguntas às autoridades, torna a unicidade do Bloco Central uma tentação previsível.
Corrupção

"PS e PSD incomodados com combate à corrupção"

Comentador critica duramente os partidos do Bloco Central e elogia o Presidente da República pelo ataque "cirúrgico mas brutal" às "manobras do PS e do PSD" contra autonomia do Ministério Público.
Congresso do PS

A caminho do bloco central?

Costa quer lavar a imagem do PS perante o eleitorado e Rio é o melhor aliado para o fazer. Já Rio precisa de poder para se manter na liderança do PSD após 2019 e, como PM, Costa pode ajudar.
Bloco Central

O novo acordo de Rio e Costa e a "gorda"

Numa manhã, Rio e Costa voltaram a estar de acordo. Há três dias assinaram acordos, mas este sábado rejeitaram criar um "Bloco Central". Humorista lembrou a Costa que só não fez acordo com o CDS.
Congresso do PSD

Bloco Central? Só "à beira de uma catástrofe"

A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
CDS-PP

Onde está o Wally?

Por estes dias, parece que andam todos como no livro do Wally, mas à procura do centro político português, o que quer que ele signifique. Deve ser uma espécie botânica rara.
Mário Soares (1924-2017)

Quando Soares precisou de Mota Pinto para governar

Como foi quando o PS precisou do PSD para viabilizar orçamentos? Uma viagem pelo tempo do Bloco Central. As discordâncias, as cedências e os detalhes dos acordos.
Bloco Central

Bem vindos a 1976

Ficamos então neste arranjo: o PS vota com o PCP e o BE os aumentos de despesa, e conta depois com o PSD para evitar a bancarrota. Tudo isto faz lembrar 1976.
Governo

O tremendismo no País das Maravilhas

O realismo mágico não é compatível com a realidade. António Costa e o PS sabem que o bater de asas de uma coligação de esquerda em Portugal pode desencadear um tsunami internacional.
Legislativas 2015

Quando o PS precisou do PSD para governar

Como foi quando o PS precisou do PSD para viabilizar orçamentos? Uma viagem pelo tempo do Bloco Central e do governo minoritário de Guterres. As cedências e os acordos.
Bloco Central

Bloco Central: o anátema de uma solução perfeita

As eleições mostram que houve uma maioria absoluta: foi a abstenção.
Legislativas 2015

Vem aí a «frente popular»?

A solução normal para o empate eleitoral inscrito em todas as sondagens é só uma: um «bloco central» como em 1983/85. Infelizmente tal parece excluído por António Costa e a tribo socrática que o cerca
Legislativas 2015

Os sectários

O processo mental dos sectários funciona da seguinte forma: Caldeira Cabral e Centeno seriam bestiais se estivessem na lista certa mas, dado que estão na lista errada, são obviamente umas bestas.
Carlos Moedas

Barões do PSD: programa do PS permite consensos

Figuras sociais-democratas têm elogiado programa económico do PS por "caminhar para o centro". Catroga e Moedas foram os últimos a fazê-lo. Hipótese de bloco central no pós-eleições ganha adeptos.
PS

Costa não aceitará um Bloco Central

A participação do PS num bloco central simbolizaria a aceitação de que os socialistas não constituem uma alternativa política viável. E isso destruiria o PS. Costa nunca será o carrasco do seu partido
Espanha

Rajoy abre a porta a um governo de Bloco Central

Entretanto, o secretário-geral do PSOE e candidato à presidência da Generalitat valenciana, Ximo Puiz, já veio assegurar neste sábado que "não vai haver nenhum governo de coligação PSOE-PP".
PS

Bloco Central faz parte do plano B do PS

Se as condições mudarem, socialistas não afastam categoricamente um cenário de Bloco Central. Mas hipótese não está já em cima da mesa. O plano "A" é a maioria absoluta.
PS

Costa corrige declaração sobre bloco central

O líder do PS ficou incomodado com os títulos de notícias sobre o discursou em que elogiou o Bloco Central de 1983. "Não recuperei essa fórmula política, muito menos a pensar em 2015", diz.
Crise no PS

PS deve recusar bloco central, diz Alberto Martins

Numa entrevista ao jornal i, o líder do grupo parlamentar do partido valorizou a vitória nas europeias e deixou fortes críticas a uma Europa "conduzida por uma burocracia executiva".
Parlamento

Acordo nos espiões chegou discretamente

Funcionários das secretas têm de declarar condição de maçons e passam a ter 'período de nojo' de três anos. Governo e PS trabalham em conjunto no Parlamento e podem chegar ainda a acordo na Defesa.
Eleições Europeias

PSD, PS e CDS nunca tiveram tão poucos votos

Juntos, o PSD, PS e CDS nunca tiveram tão poucos votos como nestas europeias: 59,1%. Menos até do que no último 'Bloco Central'. Governabilidade em causa já em 2015, diz Carlos Jalali.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora