O presidente o chairman – presidente não executivo – do National Bank of Greece anunciaram este domingo que planeiam demitir-se nos próximos dias, disse o presidente Alexandros Tourkolias à Reuteurs. “Eu e o ‘chairman’ Mr George Zannias planeamos dar início ao procedimento [de começar a sair dos nossos escritórios] nos próximos dias”, disse o presidente.

A decisão foi tomada duas semanas depois da vitória de Alexis Tsipras como primeiro-ministro e no dia em que foi anunciado o programa do Governo. O recém-eleito primeiro-ministro disse que não quer uma extensão do resgate, mas um empréstimo transitório até junho, e que as promessas eleitorais vão ser cumpridas.

O fundo de resgate grego HFSF detém participações maioritárias dos três maiores bancos gregos, incluindo do National Bank of Greece.

Na Grécia, é frequente as direções dos bancos mudarem após as eleições, explica a Reuters. O jornal económico Kathimerini já tinha apontado os nomes do economista e ex-ministro Louka Katseli e de George Michelis, que já trabalhou para Emporiki Bank da Grécia e para Eurobank, para futuros líderes do banco.

Alexandros Tourkolias não comentou se seriam estes os nomes que iriam substituir a atual liderança do National Bank.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR