“Onde estão os amigos do Zé? Os que o abraçavam nesta e noutras alturas? Sejam eles ou elas onde estão?”. Há quem não queira deixar estas perguntas sem resposta: no Facebook, um grupo de cidadãos está a organizar uma vigília noturna em defesa do recluso número 44 do Estabelecimento Prisional de Évora. A iniciativa “Uma Noite Solidária em Évora com o Cidadão, Eng. José Sócrates” está agendada para 28 de fevereiro (das 19h até às 9h do dia seguinte) e já conta com o “sim” de 123 pessoas.

Entre os muitos textos publicados no grupo de Facebook da organização, podem ler-se várias mensagens de apoio a José Sócrates e de incentivo aos participantes na vigília: “Reunamos esforços para que esta missão a que nos propusemos seja uma enorme marca de amizade e solidariedade. Que ela contrarie tudo e todos que pretendem calar-lhe a voz!”. O slogan, esse, é invariavelmente “José Sócrates, sempre!“.

Esta vigília noturna acontece no seguimento da anterior manifestação de apoio a José Sócrates a 25 de janeiro, revelam os organizadores. Na altura, mais de 100 pessoas deslocaram-se a Évora para prestarem homenagem ao primeiro-ministro, preso por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. Uma iniciativa que, segundo os promotores do evento, deixou Sócrates “bastante sensibilizado”.

Por isso, “em nome da liberdade” e “da consciência cívica”, “contra os vampiros que querem sugar o sangue de quem não pensa como eles” e os “santos inquisidores”, os organizadores do evento prometem continuar a demonstrar o “testemunho de amizade e solidariedade com o Eng. José Sócrates”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR