O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou nesta quinta-feira que o Governo apoia os investimentos da China na Grécia, em particular no porto do Pireu, e considerou que o seu país pode ser a porta de entrada da China na Europa. “Damos muita importância aos investimentos chineses na Grécia, em particular da Cosco”, disse Tsipras durante a cerimónia de bem-vindas à 18ª frota chinesa que participa nas operações internacionais contra a pirataria.
Cosco é a empresa privada chinesa responsável pela gestão dos dois principais terminais de contentores no Pireu, desde a adjudicação em 2008 deste contrato, válido por 35 anos. Uma das primeiras medidas anunciadas pelo novo Governo foi o congelamento de todos os projetos de privatização, com o objetivo de serem analisados individualmente.
Na sua intervenção perante os parceiros do Eurogrupo, o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, assegurou que todas as informações surgidas nos ‘media’ sobre este projeto “não podiam estar mais longe da verdade”, apesar das incertezas em torno deste assunto. Varoufakis assegurou que vai ser estimulado o investimento direto estrangeiro no porto, desde que o Estado grego assegure dividendos “a longo prazo” e se respeitem diversos critérios laborais e ambientais.
Tsipras sublinhou que a Grécia é a principal porta de entrada na Europa de produtos chineses e acrescentou que o seu Governo pretende ampliar este horizonte, com o reforço da cooperação bilateral no setor dos transportes, turismo e cultura.