Dança

Companhia Nacional de Bailado faz espetáculo de homenagem ao Ballet Gulbenkian

A Companhia Nacional de Bailado vai apresentar um espetáculo em homenagem ao Ballet Gulbenkian, extinto há 10 anos. O espetáculo será apresentado entre os dias 12 e 29 de março.

O Ballet Gulbenkian foi criado em 1965 e extinto em 2005

Manuel Moura/LUSA

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai apresentar em março um espetáculo de homenagem ao legado do Ballet Gulbenkian, extinto faz este ano uma década, com um programa que inclui quatro coreografias, uma delas em estreia mundial.

De acordo com a CNB, o espetáculo — intitulado “BG” — irá ser apresentado entre 12 e 29 de março, no Teatro Camões, em Lisboa, com a estreia da peça “Será Que é Uma Estrela?”, de Vasco Wellenkamp. Do programa do espetáculo fazem ainda parte as coreografias “Treze Gestos de Um Corpo”, de Olga Roriz, “Twilight”, de Hans van Manen, e “Minus 16”, de Ohad Naharin.

“Será Que é Uma Estrela?”, de Vasco Wellenkamp, tem figurinos de Liliana Mendonça, desenho de luz de Vítor José, e as canções serão interpretadas por Maria João com João Farinha, ao piano. “Beatriz”, de Edu Lobo/Chico Buarque, “Eu te amo”, de Tom Jobim/Chico Buarque, “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim/Vinicius de Moraes, são as canções desta nova peça coreográfica de Wellenkamp.

A peça “Treze Gestos de Um Corpo”, um coreografia originalmente concebida por Olga Roriz para o Ballet Gulbenkian, tem música de António Emiliano, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas e desenho de luz de Orlando Worm. “Twilight”, com coreografia de Hans van Manen, tem música de John Cage, cenografia e figurinos de Jean-Paul Vroom, desenho de luz de Jan Hofstr, e Paulo Pacheco ao piano. A peça “Minus 16” tem coreografia e figurinos de Ohad Naharin, desenho de luz de Bambi e a música é uma colagem de composições de diversos autores.

O programa “BG” é apresentado em associação com a Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que criou em 1965 o Ballet Gulbenkian, que viria a cumprir 40 anos de atividade e a marcar várias gerações de bailarinos e coreógrafos do país. O espetáculo irá em digressão nacional a 10 e 11 de abril ao Porto, no Teatro Municipal Rivoli, dia 18 de abril em Évora, no Teatro Garcia de Resende, no dia 17 de julho a Almada, no Teatro Municipal de Almada.

A CNB irá apresentar no dia 11 de março, às 21h, um ensaio geral solidário cuja receita reverte a favor de quatro instituições: Associação Quinta Essência — Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Portugueses, e Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)