O ex-árbitro de futebol Pedro Proença disse hoje que não fecha a porta à Liga, à Federação, à UEFA ou à FIFA, mas assegura que não recebeu propostas de qualquer uma daquelas entidades.

Pedro Proença, que foi hoje homenageado pelo Sporting num hotel em Cascais, afirmou que a sua prioridade é “eventualmente ser eleito para o Comité de Arbitragem da UEFA”, admitindo, contudo, que “neste momento, todos os cenários são possíveis”.

“Estamos numa fase em que tudo é possível. Aquilo que eu sinto é um grande privilégio e sinto-me satisfeito porque reconheço em mim capacidade para desempenhar quaisquer outras funções no futebol, mas ainda ninguém falou comigo sobre isso”, disse.

No entanto, ser candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional é “um cenário que não existe”.

“Não fecho a porta nem à Liga, nem à Federação, nem à UEFA, nem à FIFA, não fecho a porta a nada. Quando as propostas e os projetos existirem, estarei aqui para refletir sobre os mesmos e eventualmente dar uma resposta”, ressalvou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Proença, que anunciou recentemente o fim da sua carreira de 26 anos, fez 173 jogos na I Liga portuguesa e mais de 100 a nível internacional, destacando-se as finais da Liga dos Campeões e do Europeu de 2012.

O ex-árbitro, que também ajuizou duas finais da Taça de Portugal, duas da Taça da Liga e três vezes a Supertaça, foi hoje homenageado pelo Sporting, um momento que considera ser “de festejo”, por um clube que ajudou na sua formação.

Pela voz do Sporting, as palavras foram do presidente da Assembleia-Geral, Jaime Marta Soares, e não do presidente do clube, Bruno de Carvalho, que ofereceu, pela sua mão, um quadro de um leão ao ex-árbitro português.

Jaime Marta Soares enalteceu o trabalho de Pedro Proença no futebol nacional e internacional e disse que “homens como ele não podem ser desperdiçados”

“Lá porque terminou o seu prazo de validade em relação arbitragem também o queremos continuar a ver nestas lides do futebol e do desporto português”, disse.

O dirigente do Sporting comparou ainda valores de Pedro Proença aos do seu clube e aos de Bruno de Carvalho.

“Sabemos que Pedro Proença se identifica com os valores de um desporto digno, competente, em que a palavra desporto é respeitada e que é precisamente aquilo que este novo Sporting procura todos os dias e tem sido bem demonstrado pelas vozes muitas vezes incómodas. E refiro-me, como já perceberam, ao presidente do Sporting Clube de Portugal e àquilo em que nós sportinguistas nos revemos e desejamos”, sustentou.

Internacional desde 2003, Proença esteve ainda no Mundial de 2014, no Brasil, onde atingiu os oitavos de final, e encerrou a sua carreira em janeiro deste ano, no campeonato do mundo de clubes, arbitrando o jogo de atribuição do terceiro lugar.