Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas, com a situação grega em pano de fundo, perante o aumento das dificuldades financeiras de Atenas e a sombra de uma saída do euro.

A reunião de dois dias do Conselho Europeu, que conta com a participação do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, tem na agenda oficial a união energética, a análise das perspetivas económicas e as relações externas, sobretudo o conflito no leste da Ucrânia.

No entanto, apear de não estar na agenda, a situação da Grécia deverá marcar a cimeira europeia.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que organize, à margem da cimeira, uma reunião de alto nível com o presidente de França, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e ainda o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tensão em torno da situação grega e mesmo o risco de uma saída da Grécia da zona euro – ‘Grexit’ na contração em inglês — voltou a aumentar nos últimos dias.

Por um lado, informações indicam que não estão a correr bem as negociações com os credores, com Atenas a garantir que estão a ser feitas exigências que não respeitam o acordo alcançado no Eurogrupo. Por outro lado, são cada vez mais graves os problemas de liquidez do país quando tem de fazer face a vários pagamentos.

O acordo alcançado a 20 de fevereiro no Eurogrupo (reunião que junta os ministros de Finanças da zona euro) permitiu estender o programa de resgate da Grécia até final de junho, comprometendo-se Atenas a apresentar e aplicar reformas com vista ao desembolso da última parcela do empréstimo, que ascende a 7.000 milhões de euros.

A cimeira arranca hoje pelas 15:00 (hora de Lisboa), na sede do Conselho, em Bruxelas. Antes disso, de manhã, Passos Coelho participa na reunião de líderes do Partido Popular Europeu e o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, estará presnete no encontro do Partido Socialista Europeu.