O presidente da Associação Sindical de Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), Nuno Barroso, admitiu esta quinta-feira que vai agir judicialmente contra os mentores da criação da lista VIP em defesa dos trabalhadores e da própria Autoridade Tributária (AT).

“Em defesa dos funcionários e mesmo do que é a Autoridade Tributária, queremos responsabilizar, se necessário judicialmente, quem se lembrou de propor ou de implementar a denominada lista VIP”, disse à comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

O sindicalista recorda que no início de março questionou o ainda diretor-geral da AT, Brigas Afonso, sobre a existência da lista, mas que nunca obteve resposta sobre o assunto e que essas são as perguntas que pretende ver respondidas na sexta-feira, no seguimento das audições parlamentares do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, do ex-diretor-geral da AT, Brigas Afonso, e do ex-subdiretor-geral da Justiça Tributária da AT, José Maria Pires.

“Em nenhum momento assumimos que a lista existia (…) queremos saber se ela existe ou não e, se sim, quem a espoletou”, afirmou Nuno Barroso.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR