A candidatura de Sampaio da Nóvoa parece cada vez mais uma certeza, assim como um eventual apoio do PS. Mas até agora só Mário Soares manifestou apoio público. A direção do PS mantém-se em silêncio. Até agora. Sérgio Sousa Pinto quebrou o gelo e com estrondo. O dirigente escolhido por António Costa arrasa o antigo reitor da Universidade de Lisboa chegando mesmo a compará-lo com Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai.

Sérgio Sousa Pinto escolheu uma notícia com a citação de Sampaio da Nóvoa que diz “Quem gosta de dinheiro deve afastar-se da política” para criticar o tom do agora candidato a candidato. O secretário nacional do PS lembra, numa publicação do Facebook, que Sampaio da Nóvoa tem uma “sublime virgindade” por nunca se ter metido com partidos, mas além disso “parece que agradece a Deus a graça de ser pobre”. Palavras duas que culminam com uma certeza: “Esta não é a minha esquerda”.

O deputado, e um dos mais próximos apoiantes de António Costa, escreveu que com Sampaio da Nóvoa, o país está a assistir “à demagogia venezuelana do PODEMOS”. Mas é esta esquerda – a de Sampaio da Nóvoa que personifica o novo “fenómeno político latino-americano”- que entrou “pela porta traseira”, que é como quem diz, entrou pelo PS adentro, pela pressão de não ter outro candidato. Contactado pelo Observador, Sérgio Sousa Pinto disse não ter mais nada a acrescentar sobre este assunto.

 

SSPsobreSN

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sérgio Sousa Pinto faz ainda uma comparação entre Sampaio da Nóvoa e o antigo Presidente do Uruguai, José Mujica, conhecido por ter doado durante os cinco anos do seu mandato 90% do seu salário como governante e levar um estilo de vida modesto, conduzindo um carro antigo e vivendo numa quinta nos arredores de Montevideo. No entanto, o deputado do PS diz “antes do partido dos mujiques, do que movimento do Mujica”, antevendo dificuldades de aceitação desta candidatura em todo o PS.

Mas se não agrada a Sérgio Sousa Pinto – e ainda não se sabe a posição oficial do PS, para já só silêncio – a verdade é que Sampaio da Nóvoa foi lançado para a frente dos ecrãs pelo próprio António Costa que o convidou para falar em iniciativas do partido e foi aliás convidado de honra do congresso que consagrou o líder socialista.

Nas últimas horas, também Ascenso Simões, antigo secretário de Estado durante o primeiro Governo de Sócrates, se manifestou nas redes sociais, dizendo que “primeiro estranha-se, depois entranha-se” e que não se deve pensar “unicamente” nos candidatos do sistema:

AscSN

 

Perante as notícias dos últimos dias, o comentador Marques Mendes disse este sábado que a candidatura de Sampaio da Nóvoa, caso conte com o apoio do PS – como anunciou a TVI -, pode vir a dividir o partido, devido a apelar à área mais à esquerda dentro dos socialistas.