A produção no setor da construção caiu 3,7% na zona euro em fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado, com Portugal a registar a terceira maior queda entre os países europeus, divulgou hoje o Eurostat.

A queda da produção do setor da construção em Portugal foi de 4,5% em fevereiro, em termos homólogos, o que significa que foi mais negativa do que média da zona euro (-3,7%), mas também da União Europeia (-2,4%).

Já face ao mês anterior, a produção na construção caiu 2,2% em Portugal, também neste caso um dos maiores recuos entre os 28 países da UE.

Em janeiro, a produção na construção em Portugal tinha diminuído 1,1% em termos homólogos, pelo que em fevereiro se agravou o desempenho do setor, e aumentado uns muito ligeiros 0,2% na variação em cadeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda comparando fevereiro com janeiro, o desempenho do setor da construção teve uma queda de 1,8% na zona euro e 1,2% na UE, segundo as primeiras estimativas do gabinete de informação estatística europeu.

Entre os 15 países com dados disponíveis, a Alemanha teve a maior quebra da produção da construção em fevereiro face ao mesmo mês de 2014, de 8,1%, seguindo-se França (-7,9%) e Portugal (-4,5%). Já as maiores subidas pertenceram a Roménia (19,5%), Suécia (9,4%) e República Checa (6,2%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, destaque para as quedas de Alemanha (-3,1%), França e Portugal (2,2% cada um) e os aumentos de Roménia (5,3%), Polónia (3,8%) e Hungria (3,2%).