O Banco Espírito Santo (BES) diz que ainda não estão reunidas as condições necessárias para divulgar o relatório e contas de 2014, o primeiro balanço que seria conhecido depois da resolução que criou o Novo Banco.

O prazo para as empresas da bolsa divulgarem as contas do ano passado termina esta quinta-feira, a 30 de abril, e o BES estava obrigado a cumprir este prazo, apesar de a negociação das ações estar suspensa desde 1 de agosto do ano passado. Mas as contas, explica o BES, “têm necessariamente de refletir o impacto da medida de resolução” que dividiu o património do banco em dois: os ativos bons no Novo Banco e os ativos maus no BES. Em causa está a dimensão do buraco que ficou no banco mau.

O BES herdou as imparidades e responsabilidades, onde se incluem as perdas em Angola, o reembolso do papel comercial e o pagamento do financiamento concedido pela Oak Finance, entre outros. E o único ativo são os créditos concedidos a empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que se encontram em processo de insolvência.

As contas têm de refletir as deliberações do Banco de Portugal que pode transferir ativos e, sobretudo, passivos, do lado do Novo Banco para o BES, como sucedeu com o veículo criado pela Goldman Sachs onde investidores internacionais aplicaram 835 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar dos esforços desenvolvidos pela administração e auditores, a gestão liderada por Máximo dos Santos, aponta para a “complexidade e excecionalidade da medida aplicada ao BES”, que não permitem que os trabalhos de validação da conformidade das contas estejam terminados. E a administração do BES ainda não consegue dizer quando é que isso poderá acontecer, limitando-se a afirmar que tudo será feito para que seja o mais breve possível.

Para além das deliberações do Banco e Portugal sobre o ajustamentos ao balanço, há que considerar outros esclarecimentos necessários para “determinar de forma rigorosa e completa o perímetro dos ativos, passivos, elementos extrapatrimoniais e ativos sob gestão que permaneceram no BES”. Ou por outras palavras, para apurar a dimensão do buraco que ficou no banco mau.

Novo Banco também falha prazo legal

Também o Novo Banco informou da possibilidade de divulgar as contas de 2014 no prazo legal. “Esta circunstância tem explicação na especial complexidade de que se reveste o processo de encerramento de contas e respetiva auditoria, atenta a natureza do NOVO BANCO enquanto banco de transição sob a alçada da Autoridade de Resolução”.

O banco liderado por Stock da Cunha diz-se empenhado para que a divulgação dos documentos de prestação de contas ocorra no mais curto espaço de tempo.

Atualizado às 23.50 com comunicado do Novo Banco.