A EDP Renováveis (EDPR) registou lucros de 70 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, mais 7% do que no mesmo período do ano passado, devido ao aumento das receitas e à valorização do dólar. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDPR indicou que as suas receitas nos primeiros três meses do ano ascenderam a 418 milhões de euros, mais 10% do que no período homólogo de 2014.

A própria empresa explicou que esta subida das receitas se deveu ao “aumento do preço e à apreciação do dólar”. A EDPR tem parques eólicos em Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos, o seu maior mercado. Esta subida do preço compensou igualmente a menor produção de eletricidade pela EDPR, que caiu 5% no trimestre (5,8 Terawatts/hora face aos 6,1 TWh de 2014).

De acordo com a EDPR, o preço de venda subiu 15% “devido ao aumento em Espanha, Estados Unidos e aos impactos cambiais”, bem como “estratégias de cobertura” que “mais do que compensaram a menor produção”. A EDPR tem uma carteira de ativos de nove gigawatts em 10 países.

Nos três primeiros meses do ano, a empresa tinha 13% do capital investido em ativos em Portugal, 44% na América do Norte, 26% em Espanha, 16% no resto da Europa e 1% no Brasil.

O resultado bruto de exploração da empresa também subiu, com o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) nos 318,6 milhões de euros, mais 10% do que no mesmo trimestre de 2014. Os custos operacionais também subiram 6%, para 108,8 milhões de euros. A dívida líquida da empresa agravou-se em 7%, para 3,522 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR