“Vamos ter uma subida da temperatura máxima na ordem dos oito graus, que será mais significativa em algumas regiões do país, como o Alentejo e o Algarve”, adiantou o meteorologista à agência Lusa.

De acordo com Ricardo Tavares, para hoje prevê-se céu pouco nublado, vento fraco a moderado do quadrante norte e moderado a forte, por vezes com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora no litoral oeste e nas terras altas. “Hoje vamos ter uma descida da temperatura mínima, em especial no interior na ordem dos 2 a 5 graus e uma pequena subida da máxima na região do norte e interior centro na ordem dos dois a quatro graus”, afirmou.

Segundo o meteorologista, no sábado o estado do tempo muda, prevendo-se temperaturas acima dos 30 graus em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. “A tendência é para que esta situação se mantenha no domingo”, disse, adiantando que estão previstos 33 graus em Beja e Setúbal, 32 em Santarém, 31 em Lisboa, Évora e Beja e no resto do país vão entre os 25 e os 30.

Ricardo Tavares disse ainda que a tendência a partir de segunda-feira é para uma descida das temperaturas.

Hoje há risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Entretanto, todas as regiões do país, com exceção de Santa Cruz das Flores e Horta, nos Açores, apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral oeste e nas terras altas, descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior e subida da máxima na região norte e interior centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 14 e 23 graus Celsius, no Porto entre 12 e 21, em Bragança entre quatro e 22, em Viseu entre sete e 22, na Guarda entre cinco e 22, em Castelo Branco entre 10 e 26, em Portalegre entre 12 e 26, em Coimbra entre 11 e 21, em Évora entre nove e 28, em Beja entre 11 e 29, em Faro entre 13 e 27, em Setúbal entre 13 e 24 e em Santarém entre 12 e 24.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR