Dean Potter era conhecido por fazer escaladas quase impossíveis e por bater vários recordes. Este fim de semana, aos 43 anos, não sobreviveu a uma queda em Yosemite, nos Estados Unidos da América.

O escalador era conhecido pela paixão pelo risco, que o levou a arriscar sempre mais, o que lhe valeu o fim do patrocínio de uma marca pouco tempo antes. Este fim de semana estava em Yosemite, a fazer um salto de BASE jump (salto em queda livre a partir de um ponto fixo — um penhasco ou um prédio, por exemplo), uma prática proibida em Yosemite.

O americano pretendia passar por uma abertura num penhasco em Taft Point, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, a 2.300 metros de altura. Potter estava acompanhado de outro escalador, Graham Hunt, de 29 anos. Os dois usavam um fato asa (wing suite) que permite planar, mas não conseguiram passar pela abertura de Taft Point.

Os dois homens foram encontrados pelas equipas de salvamento no domingo e verificaram que os paraquedas não chegaram a ser abertos. As autoridades estão agora a investigar as causas da morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR