Para começar, é importante fazer uma ressalva: este é um workshop de fotografia de comida, sim, mas ninguém o/a vai ensinar especificamente a fotografar favas, feijoada ou entrecosto com arroz de feijão. Isto porque os dois blogues que o promovem são especialistas em receitas saudáveis. Coisas como batido de amoras e coco, papa gelada de morango e banana, granolas caseiras ou panquecas de aveia. Escrito isto, passemos às apresentações: de um lado temos It’s Up to You, criado por Raquel Fortes; do outro temos Eat Love, de Samanta McMurray.

Como é que as duas se cruzam? Indiretamente, no aniversário de Raquel, quando um dos presentes que recebeu foi um livro de Samanta, “Sumos com Segredos”. Mas já lá vamos. Depois de criar o blogue It’s Up to You e de uma página de Facebook associada, seguiu-se a conta de Instagram. Foi essa rede social quem a obrigou a aprender mais sobre fotografia de comida e food styling. Sem nenhum workshop/curso disponível no mercado que lhe enchesse as medidas, Raquel não perdeu tempo — decidiu organizar um. Quem é que daria uma boa professora? Samanta, autora do tal livro de receitas que Raquel leu de uma ponta à outra no aniversário. Sentaram-se a tomar café e Raquel apresentou-lhe o objetivo do workshop: “contribuir para uma mudança, elevar o nível estético das fotografias de comida nas redes sociais, quando o tema de pesquisa é a alimentação saudável”. Ajudar a melhorar o Instagram? “Desafio aceite”, pensou Samanta. Assim, o primeiro InstaFood acontece já este sábado, 23 de maio. Custa 35€ e decorre entre as 10h30 e as 13h30, no Parque das Nações.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Salada de frutas a fazer pose para a lente (foto: Samanta McMurray / @eatlovewithlove)

O que se vai aprender por lá?
Primeiro conselho dado pelas duas entusiastas da comida saudável: leve um smartphone — bem acompanhado do respetivo carregador — com fotografias de comida suas. A primeira parte da aula começa com a teoria. Serão dados vários exemplos de fotografias com descrições e explicações sobre os enquadramentos, o processo que levou àquela imagem, da luz e composição à edição. Serão abordadas técnicas de styling – panos, fundos, talheres, ingredientes – e dicas infalíveis, como por exemplo: quais são os alimentos frescos que ficam sempre bem nas imagens. Na segunda parte da aula, os aprendizes têm de começar a disparar. Vai haver receitas de snacks e sumos prontas a serem enquadradas, iluminadas e fotografadas. As imagens de teste prometem ser muitas, por isso, leve espaço suficiente na memória do telefone. No final, as fotografias serão avaliadas e comparadas com as antigas, para que o efeito “antes/depois” ganhe expressão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

amorasworkshop

Algumas frutas funcionam sempre bem em fotografia. Amoras e framboesas, por exemplo. (foto: Samanta McMurray / @eatlovewithlove)

Quem é Samanta McMurray?
Apesar de ser arquiteta de formação, Samanta dedica muito tempo ao blogue Eat Love, que começou apenas como uma forma de apresentar a sua alimentação. Os produtos preferidos são as frutas, legumes, sementes e superalimentos como a spirulina e a clorella. Além da página de Facebook também tem uma conta de Instagram, a @eatlovewithlove. Se quiser fazer boa figura no workshop faça o trabalho de casa e espreite a galeria do Instagram. Os ensinamentos de Samanta, contudo, não se ficam pela fotografia de comida. É possível vê-la entre ginásios e programas de televisão a passar a sua doutrina. O sucesso é tanto que a levou a escrever dois livros: “Sumos com Segredos” e “Manhãs com Segredos”, sobre pequenos almoços. As boas imagens, no entanto, são um denominador comum a tudo o que faz. Por isso é que enviou um email a Vanessa Rees, autora do blog V. K. Rees, vencedor do melhor Blog de Fotografia pela Saveur, em 2013. Vanessa recebeu-a em Nova Iorque, para um estágio de fotografia de três meses, onde Samanta pôde participar na produção de imagens tão incríveis como estas:

9 fotos

O que é o It’s Up to You?
É o projeto de Raquel Fortes que, no próprio blogue se apresenta como “Rach, mãe de três filhos e fundadora do que é hoje um grande grupo de comunicação”. Raquel diz que andou “30 anos a correr mas não sabe bem para onde” e que a idade lhe trouxe tempo para refletir sobre o seu estilo de vida. A reviravolta aconteceu ao comprar uma revista que falava de sumos detox. Havia uma lista de compras no artigo e várias receitas. Raquel foi ao supermercado, seguiu a lista à risca e começou a fazer um sumo todas as manhãs. O hábito pegou, tal como a partilha das receitas e fotografias das suas aventuras culinárias. As amigas gostavam, pediam, queriam saber mais. “Se a informação era relevante e útil para mim, também poderia ser para outras pessoas” explica. Em Julho começou a desenvolver a marca e em Outubro o It’s Up to You estava online. Além do blogue, onde há receitas, listas de compras e uma secção de exercício, há ainda uma agenda com vários eventos e workshops, onde encontra a informação sobre o workshop InstaFood.

Quando?
Sábado, dia 23 de Maio, das 10h30 às 13h30

Onde?
Alameda dos Oceanos, 1.02.1.1 A/B/R ( Showroom Teka), Parque das Nações

Quanto?
35€

Como?
Para se inscrever só tem de enviar um email para: workshops@its-uptoyou.com