O homem mais rico da China, Li Hejun, perdeu cerca de 15 mil milhões de dólares numa hora. O prejuízo aconteceu após as ações da Hanergy terem desvalorizado cerca de 47% na bolsa de Hong Kong esta quarta-feira, escreve a CNN. A transação das ações da empresa ficou suspensa 30 minutos após a queda.

Li Hejun, dono de 80% da Hanergy, faltou à reunião anual dos acionistas que se realizou na mesma quarta-feira. A reunião aconteceu já depois da empresa ter começado a afundar em bolsa. Um porta-voz da empresa explicou que o presidente estaria na abertura de uma exposição da Hanergy sobre energias renováveis em Pequim, a capital chinesa.

Segundo a lista dos mais ricos do mundo da revista norte-americana Forbes, “The World’s Billionaires”, o presidente da empresa de painéis solares chinesa, de 47 anos, tem uma fortuna avaliada em 21,1 mil milhões de dólares. Li Hejun foi considerado pela revista o 38.º mais rico do mundo em 2015.

A Hanergy perdeu cerca de 18,6 mil milhões de dólares em termos de valor de mercado. Nos últimos dois anos, as ações da empresa registaram um aumento de valor exponencial, tendo crescido em cerca de 625%. Em abril de 2014, altura em que atingiu o seu valor de mercado mais elevado, a Hanergy esteve avaliada em mais de 45 mil milhões de euros.

A Bespoke Investment, uma empresa de investigação e gestão de fundos afirmou que “a história da Hanergy é uma grande confusão“. A empresa ainda não comentou o sucedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR