Norte

O Porto recebe este fim de semana mais uma edição da Rota das Tapas. O evento, que vai já na quinta edição, irá decorrer entre os dias 21 de maio e 7 de junho. O tema são os Sabores da Terra e do Mar.

Na Invicta, foram 29 os restaurantes a aderir à iniciativa, localizados na zona da Baixa e da Ribeira. Entre eles encontram-se, por exemplo, a Adega Bodega, o Café Lusitano, o Serrote Bar e o La Scala. Cada tapa custará três euros, e virá acompanhada por uma Estrella Damm, a cerveja que patrocina o festival. Mas esta edição também traz novidades.

Este ano, o transporte estará garantido pelos tuk tuks, a funcionar de quinta a domingo entre as 19h30 e as 23h. Para ter direito a uma viagem de tuk tuk, é preciso reunir um grupo de seis pessoas e ter mais do que dois carimbos no mapa da Rota. Nesta edição, a organização vai ainda oferecer uma viagem a Barcelona para duas pessoas, com direito a uma refeição no restaurante Tickets, dos chefs Ferran e Albert Adrià.

cropped-Tapas-52-1

Em Lisboa e no Porto, as tapas vão custar apenas três euros

Também no Porto, estreia no domingo o MINI NOS Primavera Sound, dedicado aos mais pequenos. O festival, que irá decorrer no Parque da Cidade, irá contar com atuações de B Fachada, Clã e Noiserv. Para além dos concertos, haverá ainda várias atividades didáticas, dedicadas às crianças. Sempre com a música como pano de fundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A pensar na comodidade das famílias, o MINI NOS Primavera Sound criou um Espaço Conforto e um parque onde podem ser deixados em segurança os carrinhos de bebés, triciclos ou bicicletas. O festival terá início às 14h e a entrada é livre.

No sexta-feira, Chris Eckman vai estar em Arcos de Valdevez (e no sábado em Alcobaça). O vocalista dos Walkabouts regressa a Portugal para apresentar o mais recente álbum, Harney County. O concerto irá decorrer na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, pelas 21h30. A primeira parte está assegurada pelos portugueses A Jigsaw. Os bilhetes custam cinco euros.

Centro

Para quem não está para tapas, Cantanhede recebe este sábado a V Mostra Gastronómica do Caracol. O evento, que irá decorrer até domingo, terá lugar na sede do Sporting Clube Povoense, em Povo da Lomba.

Também no distrito de Coimbra, irá decorrer a Feira Medieval de Penela. A Feira, organizada pela primeira vez em 1994, irá animar até dia 24 de maio o Castelo de Penela. Para além das habituações recriações histórias, haverá também tasquinhas e representações com saltimbancos, malabaristas, torneios, danças e muita, muita música.

No Fundão, o fim de semana promete ser repleto de livros. Entre 18 e 24 de maio, irá decorrer na cidade o Festival Literário da Gardunha. Com o tema Lugares Imaginários, o Fundão irá transformar-se durante uma semana num “importante polo de discussão de literatura de viagem”, como refere a organização.

Artes, Cultura e Entretenimento, Sociedade, Cultura (geral), História, Artes (geral), Literatura, Media (cultura), Pessoas, mercado livreiro

O Fundão vai receber mais uma edição da Feira do Livro da Gardunha

Este ano, o festival irá receber 20 escritores portugueses, entre os quais Eduardo Lourenço e o humorista Ricardo Araújo Pereira. Pela primeira vez na história do evento, o Festival Literário da Gardunha irá abrir as portas à literatura brasileira, representada pelas escritoras Tatiana Salem Levy e Andrea Zamorano.

Outras atividades incluem a realização de um workshop sobre escrita de literatura de viagem e a apresentação da teatro “Portugal, Meu remorso”, baseada em textos do poeta Alexandre O’Neill.

Sul

À semelhança do Porto, Lisboa também vai receber mais uma edição da Rota das Tapas. Na capital, será possível “tapear” em 52 restaurantes, localizados nas zonas do Cais do Sodré, Rossio, Alfama, Bairro Alto, Príncipe Real e Madragoa. Cada tapa custa também três euros.

Na sexta-feira, a LX Factory celebra a 14ª edição do open day. E animação não irá faltar. Ao longo do dia (e da noite), haverá música, intervenções de Arte Urbana e uma rádio oficial, sempre em direto. O programa é recheado, e inclui ainda a final do concurso EDP Live Bands e a exposição de desenho e pintura de Tiago Franco. A entrada é livre.

Também na sexta-feira, o Music Box irá receber o norte-americano King Dude. Conhecido pelo dueto com Chelsea Wolf, o músico promete trazer a Lisboa o melhor do folk norte-americano, num concerto intenso e intimista. O concerto tem hora marcada para as 22h e os bilhetes custam dez euros.

Na sexta-feira, terá início o Festival Rotas & Rituais no Cinema São Jorge, em Lisboa. A programação do festival, que celebra o 40º aniversário das independências das ex-colónias africanas, irá incluir uma exposição, conferências, documentários e um mural de arte urbana. A música também não irá faltar. Entre os artistas convidados estão Nástio Mosquito e o grupo moçambicano Ghorwane. A fechar o festival irão estar Os Tubarões, numa reunião inédita.

Continuando na música, Corroios recebe este fim de semana o Festival de Liberdade. Ao palco Carlos Parede, irão subir artistas como Diabo na Cruz, Expensive Soul e HMB. Para além dos concertos, o recinto terá ainda animação permanente, como atuações de rua, teatro e pintura de graffitis. O festival irá decorrer entre os dias 22 e 23 de maio na Quinta da Marialva. A entrada é livre.

sintra

Todos os sábados, a Casa do Fauno, em Sintra, organiza caminhadas noturnas pela vila

Em Sintra, a Casa do Fauno irá organizar mais uma das suas caminhadas noturnas. Sob o tema Anjos, Demónios e Fantasmas da Vila Velha, os participantes vão ser levados a conhecer as histórias da Sintra assombrada. A caminhada está marcada para as 22h, no sábado.

No domingo, o coro e a orquestra do Conservatório de Música de Sintra irão apresentar o espetáculo “O maravilhoso mundo sonoro da Disney”. O reportório, um apanhado de mais de um século de produção cinematográfica, irá incluir canções de filmes como Cinderela, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e o Mostro, mas também de sucessos mais recentes como Frozen ou Piratas das Caraíbas. O espetáculo será apresentado no Centro Olga Cadaval em duas sessões, uma às 16h30 e outra às 18h30. Os bilhetes custam entre sete e dez euros.

Açores

No ano em que comemora 15 anos, o MONSTRA — Festival de Cinema de Animação de Lisboa alargou a sua competição a outras sete cidades portuguesas. Entre elas está Ponta Delgada, que irá receber o festival entre os dias 21 e 23 de maio. O evento irá decorrer no Teatro Micaelense e os bilhetes custam 3,5 euros. A programação completa pode ser consultada no site do teatro.