O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Manuel dos Santos Cardoso, apresentou o pedido de demissão esta quinta-feira, segundo avança à agência Lusa fonte oficial da organização. O presidente da assembleia geral do sindicato, Alfredo Mendonça, já aceitou o pedido e, através de um comunicado geral, convocou as eleições para os dias 29 e 30 de junho e 01, 02 e 03 de julho. De acordo com o documento, os candidatos têm até o dia 08 de junho para avançarem. Caso o resultado do sufrágio não seja impuganado, o novo presidente do sindicato iniciará o seu mandato a 8 de julho.
A demissão de Santos Cardoso acontece no contexto da falta de apoio que tem enfrentado junto aos pilotos, que estavam a avaliar a possibilidade de deixar o sindicato e formar uma nova organização por não encontrarem fundamento para a defesa de garantias laborais perdidas durante a crise da TAP. Cardoso justificou tratar-se de “cisões imaginárias” e disse que “neste contexto muito adverso conseguimos infligir um dano de 30 milhões na companhia”, em referência aos prejuízos da greve de 10 dias na TAP.
Neste domingo, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil tinha convocado uma assembleia-geral extraordinária para dia 2 de junho, em Lisboa, para “apresentação e votação” de uma moção de confiança à direção.