Nada como envelhecer bem e de forma natural. Essa é, pelo menos, a versão de George Clooney. Não faz muito tempo, o ator afirmou que pintar o cabelo ou fazer cirurgias plásticas é coisa de deixar os homens mais velhos. Numa altura em que Hollywood parece estar a ser dominada pelo duo juventude e beleza, o galã norte-americano, que já conta 54 anos, argumenta que não vale a pena ir contra a maré no que à idade diz respeito.

O ator confessou, durante uma entrevista radiofónica à BBC para promover o filme Tomorrowland, que não pensa que pintar o cabelo ou socorrer-se de operações plásticas resulte e que tal faz com os homens fiquem com um aspeto mais velho. “Isso para mim nunca foi uma opção. Não acho que faça muito sentido, honestamente”, comentou. “Já vi isso acontecer — particularmente em homens — e não acho que funcione. Acho que faz com que eles pareçam mais velhos.”

“Acho que, para todos nós, é preciso chegar a um acordo com o envelhecimento e tentar não combatê-lo. Temos duas opções — envelhecer ou morrer. Então, temos de nos habituar à ideia que os nossos papéis em filmes e que quem somos e como somos percebidos são coisas que vão mudar. [E] Isso vai desiludir as pessoas.” Para Clooney, que ainda em setembro do ano passado subiu ao altar com uma mulher quase 20 anos mais nova, uma pessoa não deve tentar parecer-se mais nova — “apenas temos de parecer o nosso melhor na idade que temos”.

Os comentários de Clooney surgem na sequência do que Jane Fonda disse recentemente ao Telegraph, ela que assegurou que os homens podem envelhecer porque tornam-se mais desejáveis pelo facto de, com o tempo, ficarem ainda mais poderosos. Em entrevista, a atriz de 77 anos explicou ainda que, no que toca às mulheres, tudo gira em torno do aspeto — “Para nós é tudo sobre como nos mantermos jovens”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As declarações de Clooney despertaram várias reações, de entre as quais estão duas peças no mesmo jornal britânico, escritas na primeira pessoa. Na primeira, Alfred Tong argumenta que o galã da grande tela tem razão, no sentido em que os homens não devem combater a idade com recurso a tinta para o cabelo ou botox, mas que tal não significa que não se deva fazer um esforço.

Nem de propósito, o autor refere-se a Clooney como um “milionário naturalmente bonito” e o marido de uma “linda advogada na área dos direitos humanos”, que tem ao seu dispor uma equipa de profissionais da imagem — “Exige muito esforço um homem parecer-se tão bem como Clooney, apesar do que ele nos possa fazer acreditar. Basta perguntar ao seu dentista, personal trainer, alfaiate ou dietista”.

Já Martin Daubney, também do Telegraph, questiona-se sobre o que pode um homem fazer para envelhecer bem, uma vez que nem todos se podem dar ao luxo de ter os genes (ou o acompanhamento) de uma estrela de cinema. E quais são os conselhos?

Tingir o cabelo no tom mais claro possível, mesmo que este seja naturalmente escuro (tingi-lo de preto está fora de questão, segundo o autor);

Fazer uma limpeza aos dentes, uma vez que “um bom sorriso pode tirar uns bons anos a um homem”;

Usar maquilhagem específica para homens: o jornalista argumenta que, apesar de o assunto ainda ser um tabu, há marcas apostadas em produtos exclusivos para os clientes masculinos, como a Clinique ou a Tom Ford. Mas, Daubney, deixa um aviso — rímel e eyeliner é demais, pelo que o melhor é ficar-se pelo corretor de olheiras;

– Em vez de cirurgias plásticas, o jornalista defende que há técnicas não invasivas que podem ser consideradas. Exemplo disso pode ser a lipoaspiração não invasiva.

No entanto, e em alternativa, pode sempre ficar-se pelo método Clooney, decididamente mais barato. Ele que no ano passado foi considerado o homem que melhor está a envelhecer no mundo (world’s leading MAG — Man Ageing Gracefully, em inglês), de acordo com uma sondagem realizada em solo britânico em 2014. Atrás dele ficaram nomes como Daniel Craig, David Beckham, Johnny Depp, Brad Pitt e Matt Damon — o top 10 segue em fotogaleria.