O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje estar a preparar um pacote de assistência financeira de emergência, no valor de 833 milhões de dólares (749 milhões de euros) para ajudar o Iraque a combater o grupo Estado Islâmico.

Segundo o FMI, a missão acordou a ajuda com o Governo iraquiano, no âmbito do programa de Instrumento de Financiamento Rápido do Fundo, sujeito a aprovação da administração do FMI, esperada para julho.

“O Fundo está pronto a ajudar o Iraque nos seus esforços para combater o impacto económico do conflito com o ISIS (grupo extremista Estado Islâmico) e o declínio dos preços globais do petróleo”, refere a instituição.

“O conflito armado continua a esticar os recursos do país e criou uma tragédia humanitária, com cerca de três milhões de pessoas deslocadas internamente. A violência também causou grandes danos às infraestruturas e aos ativos do setor privado”, acrescenta.

Segundo o FMI, a economia do Iraque sofreu uma contração de 2,1 por cento no ano passado, “principalmente por causa da violência”, e poderá só crescer 0,5 por cento este ano.

Entretanto, a queda nos preços do petróleo atingiu as receitas externas do país, ajudando a aumentar o défice orçamental do Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR