Dark Mode 132kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Samantha Cristoforetti. Chegou à Terra a mulher que mais tempo esteve no espaço

199 dias, 16 horas e 42 minutos. A astronauta italiana bate o recorde de astronauta da ESA que passou mais tempo em órbita, bem como o de mulher que mais tempo esteve no espaço.

i

Samantha Cristoforetti, horas antes do regresso

ESA/NASA

Samantha Cristoforetti, horas antes do regresso

ESA/NASA

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti, em missão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde 24 de novembro de 2014, já regressou à Terra. A cápsula Soyuz onde seguia a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) — e, também, os astronautas Terry Virts (NASA) e Anton Shkaplerov (agência espacial russa Roscosmos) — aterrou com sucesso no Cazaquistão por volta das 14h44 (hora de Lisboa), segundo a ESA.

De acordo com a Euronews, os três astronautas deveriam ter deixado a ISS a 14 de maio, mas um problema numa nave de abastecimento obrigou-os a ficar mais tempo. Esse atraso valeu a Samantha Cristoforetti o recorde de astronauta da ESA que passou mais tempo em órbita, bem como o de mulher que mais tempo esteve no espaço (199 dias, 16 horas e 42 minutos) numa só missão — um recorde que pertencia a Sunita Williams, da NASA (19, em 2007).

Christoforetti fez parte da missão “Futura”, da 43ª expedição à ISS. Ficou conhecida pela sua atividade nas redes sociais, especialmente no Twitter. Segundo a Wired, Samantha foi responsável pela publicação de imensas fotografias tiradas do espaço e por vários vídeos que mostram ações do quotidiano de um astronauta na estação espacial.

Uma visita guiada… à casa de banho da ISS

Exercício no espaço

Um show cooking espacial

Antes do regresso à Terra, houve ainda tempo para uma selfie em conjunto:

Em abril de 2015, quando a primeira máquina de café expresso chegou à ISS, Samantha foi uma das primeiras a experimentá-la:

Atualmente, permanecem na Estação Espacial Internacional os astronautas Gennady Padalka, Scott Kelly e Mikhail Kornienko.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.