O Governo da Alemanha estará a preparar-se para o cenário da Grécia não conseguir pagar a sua dívida, considerando a introdução de controlos de capitais para os clientes bancários gregos e um corte no valor da dívida, noticia esta sexta-feira o jornal alemão Bild.
Segundo o diário, o gabinete da chanceler Angela Merkel está já a trabalhar nesse sentido, depois de muita pressão do seu próprio partido, que tem sinalizado a oposição a mais ajuda financeira a Atenas.
As preparações surgem depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter mandado retirar a sua equipa negocial de Bruxelas, fazendo-a regressar a Washington, citando a falta de progressos nas negociações e a posição intransigente da Grécia.
Segundo o Bild, na reunião de quarta-feira à noite entre o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e a chanceler alemã, e com o Presidente francês François Hollande, Alexis Tsipras terá rejeitado implementar várias medidas, entre elas um aumento do IVA. Até o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk, disse esta quinta-feira que Atenas tem de ser mais realista e que não há tempo para jogos.