Nos ícones de beleza dela cabem Sharon Stone e Michelle Pfeiffer, ambas de 57 anos. Ela tem apenas 23e já fez história por aquilo que a sua beleza representa: é a primeira modelo transgénero à frente de uma campanha da Make Up For Ever, marca internacional de produtos de maquilhagem.

A australiana tem tudo aquilo que é preciso numa modelo: magra, quase 1,90 de altura e um rosto de expressão forte. Andreja Pejic nasceu rapaz e foi aos 13 anos que verbalizou a sua identidade de género. Lembra-se que uma das suas lutas era o cabelo. Queria-o longo, mas os pais queriam o cabelo curto, próprio de menino. O pai chegou mesmo a cortar-lhe o cabelo contra a sua vontade, momento que a marcou. “Odiei-o por isso”, conta numa entrevista à Harper’s Bazaar. “Ficas automaticamente mais reprimida”, acrescenta.

O nome dela está nos órgãos de comunicação social há cerca de ano e meio, quando começa a transição. Andreja já tinha desfilado enquanto homem e confessa que, quando decidiu exteriorizar a sua identidade de género, o seu maior receio era que a “indústria da moda não tivesse um espaço” para si ou que não a aceitasse como mulher. Mas fez a escolha. Primeiro veio a androginia, ou seja, começou a pouco e pouco a expressar-se de forma feminina. Roupas, alguma maquilhagem, cabelo. Desde julho do ano passado que se assume como mulher, cirurgias feitas e transição completa.

O mote da entrevista é a campanha da marca, nunca antes protagonizada por uma ou um modelo transgénero. Mas Andreja desfia memórias à publicação. A primeira memória de beleza dela, quando era ele, é de desejar o que via na mãe. Aos cinco anos, deliciava-se a vê-la a maquilhar-se e a pintar o cabelo. Depois roubava os pincéis e os batons e maquilhava-se às escondidas. Agora, desde julho de 2014, já fez sessões fotográficas para a Elle e para a Vogue francesa, entre outras.

“Tens de ser verdadeira contigo própria. Tens de viver a vida que queres e não aquela que a indústria ou as outras pessoas te impõem. Chegas a um ponto em que tens simplesmente de fazer. De ir.”

Andreja adora vestir uma saia lápis e uma blusa. É o conjunto que a faz sentir-se mais sensual e feminina. E que dicas de maquilhagem aprendeu durante a campanha? “Confiança. Ter confiança é uma parte muito importante no que toca a seres atraente”.