Se está prestes a ir de férias, que tal descarregar algumas destas aplicações móveis que lhe prometem facilitar a vida? A lista é do El Viajero, o guia de viagens do jornal espanhol El País, com algumas sugestões nossas também.

1. Windfinder — Para amantes de desportos… que exigem bons ventos

Esta aplicação é dedicada a surfistas, marinheiros, praticantes de parapente, amantes de desportos aquáticos, entre outros. Basicamente, é uma ferramenta que fornece informações acerca do vento, ondas e marés.

O Windfinder está disponível para Android, iOSWindows Phone. Tem também uma versão web, que corre diretamente no browser, e uma versão móvel do site, para quem não pode instalar apps. Há ainda uma extensão para Mozilla Firefox. As aplicações são gratuitas, exceto a versão Pro — sem publicidade — que custa 2,49€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Previsões do Windfinder para o Cais do Sodré. Créditos: Observador/Windfinder

2. PADI — Para quem mergulha nas profundezas dos mares

A PADI é a aplicação oficial da Associação Profissional de Instrutores de Mergulho e, como é evidente, trata-se de uma ferramenta bastante útil para quem gosta de mergulhar. Tem informações sobre centros de mergulho em todo o mundo e também sugere locais a explorar.

Está disponível para dispositivos Android e iOS e é gratuita. A versão anterior ainda funciona em telemóveis Blackberry.

Sugestões de locais para mergulhar, perto de Matosinhos. Créditos: Observador/PADI

3. World UV — Para todos, para poder aproveitar o sol em segurança

Para os mais preocupados com a saúde, o World UV é um aplicativo essencial. Apresenta informações sobre os níveis de radiação ultravioleta para a localização do utilizador e também sugere formas de nos protegermos dela. Esta aplicação móvel foi desenvolvida pela Associação Britânica de Dermatologistas (BAD) e funciona em dispositivos Android e iOS.

Ao carregar em “My Location”, o World UV deteta a localização do utilizador, apresenta o nível de radiação para essa zona e ainda fornece dicas sobre como se proteger dela. Créditos: Observador/BAD

4. Praia em directo — Para apreciar melhor as praias nacionais

Esta aplicação portuguesa já foi descarregada mais de 50 mil vezes e, através dela, ficará a saber, em poucos segundos, algumas informações úteis sobre o estado da praia que costuma frequentar. Além disso, é gratuita e especificamente direcionada para as nossas praias. Pode descarregar a “Praia em Directo” no seu dispositivo Android/iOS ou, se preferir, também há uma versão web.

Estas são algumas das informações que a aplicação fornece para as praias portuguesas. Créditos: Observador/Fundação Vodafone

5. GoEuro — Para pesquisar todos os bilhetes rapidamente

Não seria fantástico que, com um só clique, pudéssemos pesquisar bilhetes de comboio, autocarro e avião ao mesmo tempo? Pouparíamos imenso tempo a decidir qual meio de transporte usar nas nossas férias lá fora. Esta aplicação tornou isso possível.

Está disponível em versão web e também funciona em Android e iOS. É simples de usar e o interface é semelhante ao que já estamos habituados nos motores de busca do género. Além disso, é gratuita.

Exemplo de uma pesquisa de bilhetes de Lisboa para Madrid. Poderá alternar entre os diferentes meios de transporte, usando as abas na parte superior da aplicação. Créditos: Observador/GoEuro

6.Wikiloc — Para escolher a melhor rota das redondezas

São mais de três milhões de sugestões de rotas por todo o mundo. Com o Wikiloc é possível encontrar rotas nas redondezas (seja no campo, na neve, na praia, na montanha ou na cidade), planear percursos e, também, vê-los num mapa (a aplicação suporta mapas offline). Além disso, as rotas estão organizadas por várias modalidades como, por exemplo, caminhada, ciclismo, rotas de equitação ou, até mesmo, escalada e esqui. Depois, já em campo, a aplicação também ajuda na orientação, utilizando o sistema GPS do dispositivo. Está disponível para Android e iOS e é gratuita.

Alguns dos percursos perto do Bairro Alto, em Lisboa. Créditos: Observador/Wikiloc

7. Entrain — Para ajudar os viajantes

Diga “não” ao efeito jet lag nas suas viagens ao estrangeiro, com a ajuda desta aplicação gratuita para Android e iOS. Foi desenvolvida pela Universidade de Michigan e é uma ótima ferramenta de ajuda para quem viaja muito e entre países com muitas horas de diferença… ou para quem vai de férias.

Para funcionar, a aplicação começa por pedir alguns dados sobre os hábitos do utilizador. Estas são algumas das funcionalidades do Entrain. Créditos: Observador/Entrain

8. Vacunas 3.0 — Para ir sempre prevenido

Férias em sítios menos comuns? Sabe quais as vacinas obrigatórias no seu destino? Esta aplicação, desenvolvida pela espanhola Everyware Apps, é um aplicativo que lhe dá informações atualizadas acerca da vacinação obrigatória e recomendada para a maioria dos países do mundo. Destaca-se pelo interface simples e pela grande quantidade de informação. É grátis e existe tanto para Android como para iOS.

O design da aplicação é simples e intuitivo. Créditos: Observador/Everyware Apps

9. MAPS.ME — Para poupar internet

Quando vai para o estrangeiro, cada megabyte conta. Para ajudar a poupar tráfego, sugerimos o Maps.Me. Descarregue o mapa do país de destino diretamente para o seu dispositivo e, depois, não precisa de estar ligado à internet para efetuar pesquisas de restaurantes, mercearias, cafés, monumentos, museus, entre outros locais de interesse. Possui mapas detalhados da maioria dos países e não só das cidades principais como também das pequenas aldeias e vilas.

Esta app é gratuita e está disponível para Android e iOS. Também pode ser descarregada da loja da Amazon e funciona em Blackberry.

Uma zona de Ibiza, com informações detalhadas sobre vários pontos de interesse. Créditos: Observador/Maps.Me

10. Booking.com — Para escolher o melhor hotel

Se vai viajar para o estrangeiro, também vai precisar de alojamento. Este motor de busca irá, certamente, ajudar na tarefa de escolher e reservar um quarto de hotel no seu destino. Conta com mais de 640 000 sugestões e com comentários de utilizadores reais.

Além disso, o Booking.com — que também existe na web, no endereço homónimo — tem um mapa sobre o qual pode desenhar a área dentro da qual quer encontrar um hotel. Possui também um sistema de avaliação e algumas parcerias com unidades hoteleiras, que oferecem descontos a quem reservar através da app. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

Indique o destino, a data de check-in e check-out e o número de quartos, de adultos e de crianças, para fazer a pesquisa. Créditos: Observador/Booking.com

Quer mais sugestões? Então veja também estas sete apps gratuitas que partilhámos consigo no verão do ano passado.