Uma onda de calor irá atingir a Península Ibérica a partir da próxima sexta-feira, segundo uma previsão da agência estatal de meteorologia espanhola (AEMET).

As temperaturas sentidas nos últimos dias são passageiras, refere a agência de notícias espanhola, EFE, acrescentando com base num relatório emitido pela AEMET que a onda de calor se prevê “excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas”.

Segundo o relatório da AEMET “o novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 5 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”.

Pode ler-se ainda no documento que “também as temperaturas noturnas irão aumentar”, mantendo-se geralmente “entre os 20 e os 24 graus”.

Entretanto, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual da temperatura a partir de quinta-feira, que pode atingir os 39 graus no interior a partir de domingo, mas recusa falar em “onda de calor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A partir de domingo podem registar-se valores entre os 37 e os 39 graus no interior, especialmente no Alentejo”, disse à Lusa fonte do IPMA, frisando que, para já, não está prevista qualquer onda de calor excecional.

De acordo com o IPMA e com as atuais previsões, as temperaturas irão de facto ser mais altas a partir de domingo, nomeadamente em zonas como Portalegre, Évora e Beja, mas não se pode falar de uma “onda de calor”.

A partir de quinta-feira da próxima semana, as temperaturas voltarão a descer, segundo as previsões.

Na sua página na internet, o IPMA prevê para Beja uma subida diária da temperatura até segunda-feira, com 39 graus nesse dia, descendo a partir daí, também gradualmente.

Para Lisboa não estão previstas temperaturas acima dos 30 graus até dia 10, o Porto atinge o máximo de 27, na próxima quarta-feira e, em Faro, as temperaturas máximas rondarão sempre os 30 graus.