Maria de Belém Roseira soma apoios para uma eventual candidatura presidencial. A deputada ainda não confirmou se quer avançar, mas já está a receber elogios. O eurodeputado Francisco Assis afirma ao Observador que “vê com grande simpatia e amizade” a aparente disponibilidade da ex-ministra da Saúde e vai esperar pelo anúncio formal, uma vez que não se “reconhece” em nenhum dos candidatos presidenciais que já estão no terreno.

“Faz falta uma candidatura de centro-esquerda”, explica. Assis já defendeu publicamente uma candidatura presidencial de Jaime Gama, que entretanto disse que isso não estava nos seus planos. Por isso, o eurodeputado aguarda para ver quem mais aparece. Sobre António Sampaio da Nóvoa, que deverá receber o apoio oficial do PS, Assis insiste que não vai ter, de maneira nenhuma, o seu apoio. “Não só não apoio, como não votarei em Sampaio da Nóvoa”, esclarece.

Para o ex-líder da UGT, João Proença, a antiga presidente do PS seria “seria uma ótima candidata presidencial”. Maria de Belém Roseira “é uma pessoa ponderada” e “envolvida com causas sociais”, explicou ao Observador. “Claramente cobre o eleitorado centro-esquerda. […] Não joga nos extremos do PS, tem perfil ótimo para ser candidata presidencial”, resume.

Proença diz que a decisão de avançar cabe agora a Maria de Belém, mas espera que o PS “mantenha a posição de que só vai decidir sobre apoios a candidatos depois das legislativas”. Este calendário não prejudicaria a deputada socialista, já que, ao contrário de Sampaio da Nóvoa, o antigo dirigente sindical diz que Maria de Belém é “sobejamente conhecida” e pode começar a fazer campanha mais tarde, mais perto da data das eleições, no início de 2016. “Os timings deles são diferentes”, afirma o socialista.

José Lello e Ana Gomes são outras das personalidades que apoiam Maria de Belém Roseira e que, por sinal, não pertencem à mesma ala do PS. Ana Gomes está mais à esquerda do que Lello, mas os dois têm em comum o facto de considerarem que Nóvoa não representa a plenitude do espaço do PS. Ana Gomes chegou a sugerir o nome de Maria de Belém como candidata presidencial numa reunião da Comissão Política em janeiro. Ao seu lado, Maria de Belém Roseira tem na verdade a ala segurista do PS – onde se inserem pessoas como Proença e Álvaro Beleza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR