A NASA descobriu um novo conjunto de montanhas geladas na região ocidental de Plutão, na chamada Região Tombaugh. A cordilheira, com picos tão altos como os dos Montes Apalaches, nos Estados Unidos da América, fica localizada perto do Planalto Sputnik, uma zona conhecida como o “coração” de Plutão.
Nas primeiras imagens de Plutão, captadas pela missão New Horizons, é possível ver uma mancha brilhante, com um formato semelhante ao de um coração, sob a superfície do planeta. As fotografias mais recentes mostram que essa mancha, aparentemente plana, é afinal constituída por diferentes regiões — com diferentes tipos de texturas.
Para a NASA, a descoberta da nova cordilheira, localizada nessa região, é um bom exemplo da topografia “bem definida” da Região Tombaugh. “Existe uma diferença pronunciada entre a textura dos planaltos gelados ocidentais e o terreno cheio de crateras da zona escura do oriente”, disse Jeff Moore, líder da equipa de geologia e geofísica da New Horizons, num comunicado publicado no site da NASA. “Existe uma interação complexa entre os materiais brilhantes e escuros que ainda estamos a tentar compreender”.
Hello #Pluto! We’re at closest approach. Congrats to all! Follow our story & view new images using #PlutoFlyby. pic.twitter.com/8JVlJrcUkY
— NASA New Horizons (@NASANewHorizons) July 14, 2015