Foram divulgadas esta terça-feira as instituições que vão integrar o Programa +Superior no ano letivo de 2015/2016. Este ano, o programa integra 13 instituições do Ensino Superior, situadas sobretudo nas zonas do Centro e Alentejo.

A iniciativa, lançada no ano passado, visa incentivar a frequência em instituições com uma menor procura “por se encontrarem sediadas em regiões do país com menor pressão demográfica”, através da atribuição de bolsas de mobilidade no valor de 1.500 euros anuais. Este ano, o número máximo de estudantes abrangidos pelo +Superior for alargado, passando de mil para 1.020.

À semelhança do ano anterior, no ano letivo de 2015/2015 vão ser abrangidas pelo programa as universidades da Beira Interior, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro e os institutos politécnicos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. Para além destas instituições, o programa vai passar também a abranger a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, que integra o Instituto Politécnico de Coimbra.

Podem concorrer ao Programa +Superior todos os estudantes candidatos ao Ensino Superior, inscritos na sequência de uma colocação na primeira, segunda ou terceira fase do Concurso Nacional de Acesso numa das instituições selecionadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A candidatura deve ser apresentada até dia 5 de outubro, através do sistema online do +Superior no site da Direção Geral do Ensino Superior. Os alunos que obtiveram uma bolsa de mobilidade ao abrigo do programa no ano letivo de 201/2015 poderão beneficiar de uma renovação desde que estejam inscritos e matriculados na mesma instituição ou em outra abrangida pelo regulamento, com aproveitamento escolar no ano anterior.

Número de bolsas disponíveis para o ano letivo de 2015/2016:

Instituição de ensino N.º de bolsas
Universidade da Beira Interior 78
Universidade de Évora  75
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro  120
Instituto Politécnico de Beja  75
Instituto Politécnico de Bragança  100
Instituto Politécnico de Castelo Branco 78
Instituto Politécnico da Guarda 78
Instituto Politécnico de Portalegre 75
Instituto Politécnico de Santarém 75
Instituto Politécnico de Tomar 78
Instituto Politécnico de Viana do Castelo 100
Instituto Politécnico de Viseu 78
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (Instituto Politécnico de Coimbra) 10
Total 1.020

Documentos