Rádio Observador

Calorias

Há uma calculadora de calorias que lhe diz como ficar em forma

Quem nunca quis emagrecer que atire a primeira pedra. Se já experimentou todas as dietas e nada funcionou, experimente a nova calculadora de calorias.

Getty Images

Saber quantas calorias deve ingerir por dia é fácil. Basta ir ao site da Deco, colocar o sexo, peso, altura e idade, e obterá a resposta a essa pergunta. O difícil é saber quantas calorias deve ingerir para atingir um determinado peso num dado período de tempo. Sem passar fome, claro.

Para dar essa informação, o National Institute of Health (NIH) criou a Body Weight Planner. Esta nova calculadora não só é capaz de dizer o número de calorias exatas que devem ser ingeridas como ainda conjuga esse valor com a prática de exercício que será necessária para atingir os seus objetivos.

Disponível agora online para poder ser usada por qualquer pessoa, a calculadora é usada desde 2011 unicamente para estudos. Kevin Hall disse à Time que “inicialmente a intenção era que o Body Weight Planner fosse utilizado como uma ferramenta de estudo, mas tantas pessoas queriam usá-la para controlar o seu peso que soubemos que teríamos de adaptá-la com mais informação sobre como alcançar um estilo de vida saudável”.

As primeiras perguntas feitas pela calculadora são as típicas: sexo, idade, altura e peso. A novidade é que a ferramenta incorpora estudos sobre exercício para que o plano seja mais personalizado, perguntando ao utilizador qual o seu nível de atividade física numa escala de 1.4 (sedentário) a 2.5 (muito ativo), qual o peso que pretende atingir e quando é que pretende chegar a esse peso.

Como se não fossem perguntas suficientes, a calculadora ainda vai mais longe. O utilizador deverá dizer a percentagem de exercício físico que espera fazer e em troca receberá como resposta o tipo de exercício, quanto tempo, com que regularidade e qual a intensidade necessária para chegar ao seu peso de sonho. Começar com corrida lenta não é o mesmo que começar a nadar intensamente, por isso a calculadora não mede toda a atividade física de forma igual.

Respondidas as perguntas e feitos os cálculos, ficará a saber três coisas: o número de calorias que deverá ingerir diariamente para manter o seu peso atual, as calorias que deverá ingerir para atingir o seu objetivo no tempo que pretende e o número de calorias que precisa para manter o peso que quer assim que o atingir.

Para as pessoas que, tal como São Tomé, precisam de ver para crer e se motivam com o progresso que fazem todos os dias, apesar de pequeno, existe uma versão da calculadora de calorias que decompõe o seu objetivo diariamente. Assim poderá ver como irá progredir a sua perda de peso — décima por décima — se se mantiver fiel ao programa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Identidade de Género

Minorias de estimação /premium

Laurinda Alves

No dia em que as casas de banho das escolas forem obrigatoriamente abertas a rapazes e raparigas de todas as idades, as agressões vão escalar e a “pressão dos pares” poderá ser ainda mais perversa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)