Uma equipa de mergulhadores deparou-se com um estranho avistamento no mar Mediterrâneo, junto à costa da Turquia. Tratava-se de uma bolha “gelatinosa” que continha no seu interior ovos que os especialistas pensam pertencer à espécie lula-voadora-vermelha. Apesar da substância ter o tamanho de um carro, é um avistamento extremamente raro, explica a National Geographic.
“Sabemos que algumas das espécies da família [da lula-voadora-vermelha] põem ovos em massa que se parecem muito [com as do vídeo]”, conta Michael Vecchione, especialista em lulas, da Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera, nos Estados Unidos. Pensa-se que a grande superfície gelatinosa pertença a este tipo de lula por se tratar da maior espécie deste animal no Mediterrâneo.
A lula-voadora-vermelha pode atingir os 1,5 metros de comprimento e os seus ovos são embutidos na referida substância viscosa que pode aumentar e atingir tamanhos enormes. Esta expansão protege os ovos de potenciais predadores e de parasitas, permitindo o seu desenvolvimento com mais espaço e oxigénio.
Mas o avistamento desta estranha substância é raro. Normalmente encontram-se demasiado longe da costa e a uma grande profundidade e é bastante “efémero” já que os ovos chocam muito rapidamente.
Veja aqui o vídeo: