Os duques de Kensington estão preocupados com a segurança e bem-estar dos seus filhos George e Charlotte. O casal real enviou por isso uma carta aberta sobre o assédio dos fotógrafos aos mais jovens membros da família, alegando que as táticas utilizadas para conseguir uma imagem das crianças são “cada vez mais perigosas”. Contam que um fotógrafo ficou um dia inteiro à espera que George aparecesse num parque, tapando as janelas do carro com lençóis e tirando fotografias às restantes crianças que brincavam de forma descontraída.

O porta-voz de William e Kate agradeceu às publicações britânicas – com quem a casa real mantém um acordo – por não comprarem nem publicarem fotografias não autorizadas do príncipe George e da princesa Charlotte, mas o mesmo não parece acontecer noutras publicações por todo o mundo, já que as crianças estão constantemente a ser perseguidas de modo a conseguir uma nova fotografia. O casal assegura que, tal como outros pais, gosta de partilhar fotografias dos seus rebentos e quer fazê-lo com mais regularidade para agradecer o apoio dos britânicos, mas assusta-os as técnicas usadas pelos chamados paparazzi para conseguirem uma imagem dos filhos.

O episódio mais recente, descrito na carta publicada no site oficial do casal, ilustra as suas preocupações. Segundo o porta-voz, um paparazzi ficou um dia inteiro num carro com vidros fumados e tapados por lençóis à espera de apanhar George a brincar num parque. A polícia foi chamada ao local porque outros pais ficaram preocupados com a presença de um estranho a tirar fotografias escondido às crianças. Mas outros incidentes também foram divulgados, como por exemplo, perseguição aos carros da ama, de visitas e de funcionários do Palácio de Kensington. A carta diz mesmo que são utilizadas crianças para atrair George para espaços abertos quando o príncipe está a brincar em parques infantis.

O casal diz estar preocupado também porque não quer que os filhos cresçam atrás das grades das suas propriedades privadas e deseja que eles possam brincar livremente em espaços públicos e com outras crianças – sem que estas também sejam afetadas pela perseguição da imprensa. William e Kate fazem ainda saber que estão a tomar todas as medidas legais para travar os fotógrafos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR