918kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vargas Llosa e Isabel Preysler. O romance polémico entre um Prémio Nobel e uma "socialite"

Este artigo tem mais de 5 anos

A relação entre o escritor Mario Vargas Llosa e a "socialite" Isabel Preysler motivou duras críticas, mesmo entre os seus familiares. A excepção foi Álvaro, que veio agora a público apoiar o pai.

Mario Vargas Llosa vê-se novamente nas "bocas do Mundo", só que, desta vez, é pela sua vida privada
i

Mario Vargas Llosa vê-se novamente nas "bocas do Mundo", só que, desta vez, é pela sua vida privada

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Mario Vargas Llosa vê-se novamente nas "bocas do Mundo", só que, desta vez, é pela sua vida privada

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Mário Vargas Llosa, prémio Nobel da Literatura em 2010, é notícia, mas não por causa de nenhum dos seus livros. O romance com a espanhola Isabel Preysler está a ser polémico e a própria família está a dar uma ajuda a alimentar o caso. Sim, o caso pois terá sido assim que começou.

Quando, entre o final de maio e o início de junho, foi tornada pública a possível relação extraconjugal entre o prémio Nobel da Literatura e a “socialite” espanhola Isabel Preysler, já os seus filhos a conheciam. É Alvaro Vargas Llosa, um dos seus três filhos, que o afirma, na passada quinta-feira, numa declaração que visa defender o próprio pai, que tinha completado este ano 50 anos de casamento.

Num comunicado publicado após uma entrevista que deu à televisão espanhola Mediaset (que escreveu por achar que a entrevista “é um resumo incompleto do que disse”), o filho mais velho do escritor peruano manifestou o seu apoio não apenas à mãe mas também ao pai: “O meu pai falou comigo, explicou-me a situação e eu disse-lhe que respeitava muito a sua decisão. Ele foi, como sempre, muito honesto connosco”, pode ler-se no comunicado. E acrescenta: “Respeito profundamente a sua decisão, exactamente como respeitaria a decisão da minha mãe se ela decidisse refazer a sua vida com outra pessoa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A relação entre Mario Vargas Llosa, de 79 anos, e Isabel Preysler, de de 64, tem originado muita polémica, mesmo no seio da sua própria família. Um dos mais críticos foi o seu outro filho, Gonzalo Vargas Llosa, que em Julho afirmou ao ABC que a relação do seu pai com Isabel Preysler é “uma relação que nasceu de uma infidelidade”. Gonzalo lamentou ainda o “exibicionismo desnecessário” que tem circundado a relação, cuja responsabilidade atribui aos “fortes interesses económicos” em redor do caso.

Isabel Preysler foi casada com um cantor romântico, Júlio Iglésias, um marquê, Carlos Falcó, e um político, Miguel Boyer, e é mãe do cantor Enrique Iglésias. Em Espanha, aparece frequentemente nas revistas cor de rosa.

Mario Vargas Llosa e Patricia Llosa estiveram juntos em Nova Iorque a 29 de maio deste ano, altura em que celebraram os seus 50 anos de casados. Uma altura em que, segundo Álvaro Vargas Llosa, já era conhecida a relação de Mário com Isabel Preysler.

E foi em Nova Iorque que Vargas Llosa e Isabel Preysler foram vistos e fotografados, juntos, na passada quarta-feira, durante um luxuoso jantar que terá tido a presença de outras celebridades, como Richard Gere, Sarah Jessica Parker, Carolina Herrera ou Irina Shayk. O casal passou ainda por Lisboa em Junho deste ano.

O escritor que em 2012 publicou o ensaio “A Civilização do Espectáculo”, em que descreve a modernidade como “um mundo onde o primeiro lugar da cadeia de valores é ocupado pelo entretenimento” e em que critica “a banalização da cultura, a generalização da frivolidade e (…) a proliferação de um jornalismo irresponsável da fofoca e do escândalo”, vê-se agora na boca desse mesmo mundo. Desta vez, porém, não é só pelas suas obras, que tem vindo a publicar com grande regularidade, mas também pela sua vida privada, que já motiva capas nesses mesmos “tablóides” e “revistas cor-de-rosa”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.