818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Prémio Literário

Prémio Literário

Mário Cláudio recebe prémio Guerra Junqueiro

Escritor Mário Cláudio é um dos nove galardoados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023, anunciou a organização, da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.
Imprensa

Pulitzer: Jayne Anne Philips vence Ficção 2024

Num palmarés dominado pela memória da luta pelos direitos civis, as consequências da guerra, os crimes de escravatura e suas consequências, Night watch levou o prémio Ficção.
Livros

Theis Ørntoft vence prémio literário da UE

O escandinavo de 40 anos venceu o prémio europeu, para o qual estava nomeada a portuguesa Gabriela Ruivo. "Terrestre" é o seu segundo romance — mas é no primeiro que vai da Dinamarca a Portugal.
Prémio Literário

Rentes de Carvalho é Personalidade do Norte 2023

José Rentes de Carvalho, escritor nortenho, confessou-se "muito honrado, contente e feliz pela atribuição do prémio", embora reconheça que tenha "começado tarde demais a receber prémios".
Literatura

Candidaturas a Prémio José Saramago abertas

Candidaturas ao Prémio Literário José Saramago, na 13.ª edição, estão abertas até 15 de maio. "Como forma de perpetuar o espírito de Saramago", os jurados são anteriores "galardoados com o prémio".
Literatura

Rosa Alice Branco distinguida com Prémio Literário

O Prémio Literário António Cabral tem uma periodicidade bienal, um valor pecuniário de cinco mil euros e é organizado pelo Grémio Literário A.M. Pires Cabral.
Literatura

14 portugueses no prémio Oceanos de literatura

As 41 obras semifinalistas foram escolhidas por 159 jurados e foram escritas por autores de quatro nacionalidades diferentes: 24 brasileiros, 14 portugueses, dois cabo-verdianos e um moçambicano.
Literatura

Lídia Jorge candidata ao Prémio Femina

Lídia Jorge diz que livro é "sobre o esplendor da vida que acontece quando as pessoas estão para partir", e não "mórbido. Escritora portuguesa já venceu o prémio para Melhor Livro Lusófono em França.
Literatura

Novo livro de Annie Ernaux publicado em Portugal

"Não Saí da Minha Noite", oitavo título em Portugal da vencedora do Nobel de Literatura do ano passado, é editado na coleção Dois Mundos da chancela Livros do Brasil, e tem tradução de Tânia Ganho.
Literatura

Prémio Fundação Eça de Queiroz com 5 finalistas

O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz no valor de 10 mil euros distingue obras publicadas entre 2021 e 2022. O prémio visa promover e incentivar a produção de obras literárias em português.
Literatura

MEC vence Grande Prémio da Crónica da APE

Apesar de terem sido escritas há 30 anos no jornal Independente, as crónicas reunidas em livro de Miguel Esteves Cardoso “mantêm no fundamental uma inquietante actualidade e uma contagiante comicidade”.
Cultura

O novo livro para descobrir com os mais pequenos

A história vencedora da 9.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, de autoria de Daniela Leitão e ilustração de Catarina Silva, retrata a comovente relação entre um avô e um neto.
Prémio Literário

Grande Prémio literário é entregue a Hugo Mãe

O livro é "merecedor" do prémio dada a "qualidade de construção narrativa, na cuidada arquitetura do texto, e pela expressividade poética da linguagem, na poderosa evocação de lugares da infância"
Prémio Literário

José Pedro Leite vence prémio Natália Correia 

A primeira obra vencedora do Prémio Literário Natália Correia foi "Ascensor de Sombras" entre mais de 600 candidaturas. Neste evento também foi atribuída uma menção honrosa a Alberto Pereira.
Prémio Literário

Prémio Goncourt revela os primeiros 16 nomeados

O escritor francês David Diop, autor do romance "La porte du soyage sans retour", é um dos nomeados para o prémio de literatura da Academia Goncourt.
Prémio Literário

Prémio Fundação Eça de Queiroz com 5 finalistas

O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz no valor de 10 mil euros distingue a obra ficcional portuguesa, com menos de 40 anos, publicada entre 2018 e 2019.
Cultura

A ler desde pequeno se chega longe no futuro

Contar histórias aos mais novos e incentivá-los a ler desde cedo é um estímulo ao desenvolvimento da sua criatividade, empatia e inteligência. Ler em família é um ótimo primeiro passo.
País

Assim se estimula a leitura nos mais novos

Democratizar o acesso a livros infantis é uma das missões do Pingo Doce para combater a iliteracia. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é uma das grandes iniciativas nesta área.
Quem conta um conto...

O Lobo Mau que fugiu da história

E se o Lobo Mau se revoltasse e fugisse da história? Foi o que aconteceu no livro "O Protesto do Lobo Mau". E nós fomos ouvir os motivos da revolta do lobo. Conheça-os.
País

Um prémio para lançar uma nova carreira? 

A primeira história que António Pedro Martins escreveu foi o primeiro livro que Duarte Carolino ilustrou. E depois? Depois, ganharam o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce numa estreia épica.
Quem conta um conto...

Conhece os sintomas de estar apaixonado?

Rita, a personagem principal do livro "O Narciso com pelos no nariz", descobriu ao ver o irmão como era estar apaixonado. E agora... agora sente o mesmo. Ainda se lembra de como é?
Quem conta um conto...

Uma criança sozinha nos transportes públicos?

Podia ser verdade, mas é apenas ficção. Diogo, uma criança de 5 anos, é a personagem principal do livro “Há Monstros no Túnel”. E nós entrevistámo-lo.
Quem conta um conto...

Já conhece o bicho da leitura?

A personagem principal do livro “O Meu Livro Tem Bicho” contou-nos, em entrevista, de que forma atua para deixar as pessoas com... o “bichinho da leitura”. Já foi mordido por ele?
País

Sempre gostou de desenhar? Este prémio é para si

Há prémios e há prémios. Este é daqueles que fazem a diferença na vida de quem arrisca. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce abre as candidaturas para a fase de ilustração já na quarta-feira.
Quem conta um conto...

Nem tudo o que se conta nos livros é verdade?

Segundo a personagem principal do livro "Orlando, o caracol apaixonado", nem tudo o que nos contam corresponde à realidade. Falámos com ele para perceber melhor. Será verdade?
Quem conta um conto...

De onde vêm as bruxas?

Estivemos à conversa com a Dona Narradora do livro “De onde vêm as bruxas?”, da autora Joana Lopes e ilustrador Luís Belo, vencedores da 1.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
País

E que tal escrever um conto enquanto está em casa?

Se tem uma história guardada na gaveta ou anda com ela na cabeça há anos, por que não candidatar-se ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce? Tem até ao dia 2 de abril para o fazer.
País

A menina que escrevia sonhos 

Joana sonhava e fazia sonhar através das histórias. E tanto sonhou que, às tantas, sonhou publicar um livro infantil. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tornou esse sonho realidade.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos