Existem milionários que planeiam doar a maior parte do seu dinheiro para a caridade. As áreas de atuação, onde pretendem investir, são diversas, conta a Business Insider.
Bill e Melinda Gates, em conjunto com o CEO Warren Buffett, decidiram criar o Giving Pledge em 2010. Na plataforma, que conta já com cerca de 137 participações, pode ler-se “O Giving Pledge é um esforço para ajudar nos problemas mais prementes da sociedade, convidando as pessoas e as famílias mais ricas do mundo a comprometer-se a dar mais de metade da sua riqueza à filantropia ou a causas beneficentes”. Aqui ficam 9 deles.
Paul Allen
Empresa: Co-fundador da Microsoft.
Fortuna: 18 mil milhões de dólares (15,8 mil milhões de euros)
Possui o Instituto Allen para a Ciência do Cérebro, que estuda as causas genéticas de algumas doenças cerebrais, e o impacto de outras formas nas disfunções cerebrais. No ano passado foi das personalidades que doou mais dinheiro para ajudar no combate ao surto do vírus ébola na África Ocidental.
Manoj Bhargava
Empresa: fundador e CEO da 5-Hour Energy, uma companhia de bebidas energéticas.
Fortuna: 4 mil milhões de dólares ( 3,5 mil milhões de euros)
A sua fundação está empenhada na melhoria de escolas, hospitais e na educação das mulheres na Índia. Mas Bhargava também se preocupa com o ambiente e está a tentar reduzir as emissões de combustíveis fósseis em 50%. Prometeu doar mais de 90% da sua fortuna.
Sara Blakely
Empresa: fundadora da Spanx, uma empresa de lingerie feminina.
Fortuna: cerca de mil milhões de dólares (900 milhões de euros)
É também fundadora do programa Leg-Up, que dá a oportunidade a outras mulheres empresárias de publicitar os seus produtos gratuitamente no catálogo da Spanx. Blakely já ajudou mulheres a financiar os seus estudos universitários, investiu em programas de empreendedorismo para financiar a construção de escolas.
Warren Buffett
Empresa: fundador e CEO da Berkshire Hathaway, uma multinacional que controla várias empresas nas áreas do retalho, caminhos-de-ferro, artigos de decoração, jóias, jornais, livros, energia elétrica e gás, entre outros.
Fortuna: 62,8 mil milhões de dólares (55,3 mil milhões de euros)
Depois de ter criado a plataforma Giving Pledge com Bill e Melinda Gates, prometeu doar mais de 99% da sua fortuna, durante a sua vida ou após a sua morte. Na carta de compromisso, disponível na plataforma, Warren Buffett escreve que até ao momento já doou, a várias instituições de caridade, cerca 20% das suas ações.
Patrice Motsepe
Empresa: fundador da African Rainbow, uma empresa de extração de minerais.
Fortuna: cerca de mil milhões de dólares (900 milhões de euros)
Motsepe canalizou a sua riqueza para a criação de mais postos de trabalho, educação, ajuda a desempregados e pessoas com deficiência, na África do Sul.
Richard Branson
Empresa: fundador da multinacional Virgin, empresa que atua na área da música e das telecomunicações.
Fortuna: 5 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros)
A fundação sem fins lucrativos da Virgin, Virgin Unite, comemorou 10 anos e empenhou-se em questões como a redução das emissões de carbono, proteção do meio ambiente e resolução de conflitos.
Bill e Melinda Gates
Empresa: fundador da Microsoft, empresa de software.
Fortuna: 77,6 mil milhões de dólares (68,4 mil milhões de euros)
O casal que ajudou a fundar a plataforma Giving Pledge já doou mais de 27 mil milhões de dólares. Investiram parte da sua fortuna para a erradicação de doenças através da vacinação de populações e financiamento de programas e iniciativas em todo mundo que apoiam o desenvolvimento agrícola, a pobreza, a saúde global e a educação.
Azim Premji
Empresa: fundador da Wipro Limited, uma empresa de consultoria de serviços informáticos e tecnológicos.
Fortuna: 16,6 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros)
O presidente da consultora indiana tem investido na formação de professores e em programas de computadores para reformar as escolas públicas na Índia. Como por exemplo o programa Computer Aided que é oferecido em 18 idiomas, e a Azim Premji University, uma universidade para treinar professores.
Mark Zuckerberg e Priscilla
Empresa: fundador e CEO do Facebook , a maior rede social do mundo.
Fortuna: 43 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros)
Zuckerberg tem investido a sua fortuna, por exemplo, na luta contra o ébola. Fez doações para a Fundação Sillicon Valley, para o apoio ao hospital de São Francisco, e ainda investiu na melhoria da rede de escolas dessa área, bem como o sistema escolar de Newark, em Nova Jérsia.