Qualquer que seja a desculpa que dê a si própria para passar toda uma temporada de frio com os lábios numa desgraça, saiba que, de rachados, os lábios podem passar a gretados e daí até feridas é um pulinho. Com as mudanças de temperatura, a chuva, o ar seco dos aquecimentos e o ato de respirarmos pela boca (quando estamos constipados), a pele dos lábios precisa de estar constantemente hidratada. 

Esta é a altura em que um bálsamo labial tem de deixar de ser um produto “oh, compro isso depois” para passar a andar todos os dias na sua mala. São em tamanho mini, cabem até numa clutch minúscula quando sai à noite e pode, e deve, aplicá-los várias vezes ao dia.

Veja as nossas sugestões na fotogaleria, com soluções de perfumaria, para quem gosta de aliar beleza ao cuidado, e soluções de farmácia para tratar especificamente os lábios. Desde bálsamos com cor, até esfoliantes próprios para a boca, bálsamos que criam efeito de lábios mais volumosos e fórmulas específicas para tratar (quem já tem) gretas, há opções para todos os gostos. E para todas as carteiras.

Mas porque os produtos não resolvem tudo se não os ajudar, veja ainda dois gestos que lhe estão a desidratar os lábios:

  • É frequente aquele impulso de passar a língua sobre os lábios secos porque vai criar uma sensação de conforto e hidratação, como se aliviasse o ressecamento. No entanto, a saliva, que tem um pH ácido, vai deixar os lábios ainda mais gretados e vulneráveis, tornando-os um paraíso para as bactérias.
  • A tentação para arrancar aquelas peles dos lábios e que deixam um aspeto pouco estético quando aplicamos batom. O ideal será deixar as peles secarem por si só – com a ajuda de bálsamos hidratantes. Sempre que as arranca, as fissuras e as gretas aumentam e abre a porta a infeções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR