O grupo de trabalho criado pelo anterior governo para analisar a crise da Volkswagen em Portugal vai reunir esta quinta-feira, no entanto, o relatório final sobre as respostas nacionais só deverá ficar concluído na próxima semana.

Fonte oficial do Ministério da Economia, agora tutelado por Miguel Morais Leitão, confirmou ao Observador a reunião desta semana, em que será feito um ponto da situação, mas assinalou que o prazo fixado para a apresentação do relatório é de 30 dias úteis, pelo que só termina no final da próxima semana. Antes dessa data, não deverá ser conhecida a resposta das autoridades portuguesas à crise provocada pelo escândalo da manipulação de emissões pelo construtor alemão.

O grupo criado ainda por iniciativa do anterior ministro, António Pires de Lima, tem como objetivo “monitorizar e avaliar linhas de atuação face aos impactos da crise da Volkswagen, assegurando o respeito pelo ambiente, a fiscalidade, os direitos dos consumidores e a proteção e salvaguarda dos interesses do Estado português”.

Uma das consequências mais temidas para Portugal desta crise já foi afastada pelo grupo alemão, pelo menos para já depois de um administrador da Volkswagen ter reafirmado ao governo português a continuidade do investimento na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, um projeto da ordem dos 600 milhões de euros. 

Neste grupo, coordenado pelo ministro da Economia — agora Miguel Morais Leitão — participam ainda o ministro do Ambiente, os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Adjunto e da Economia, Infraestruturas, Ambiente, representantes da Autoridade Tributária, Direção-Geral de Consumidor, Aicep, Instituto Português de Qualidade, Instituto Português de Creditação, Instituto de Mobilidade e dos Transportes e Agência Portuguesa do Ambiente. 

A estimativa conhecida aponta para que existam em Portugal cerca de 94 mil automóveis das marcas Wolkswagen, Audi e Skoda, para além de modelos da Seat, num total de 117 mil. O grupo vai começar esta semana a contactar os proprietários portugueses, de acordo com fonte oficial da SIVA, citada pelo Jornal de Negócios. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR