A origem do termo sandwich para designar algo que se come entre duas fatias de pão é, no mínimo, curiosa. Segundo o dicionário de etimologia Etymonline — informação corroborada por fontes credíveis — remonta ao século XVIII e deve-se a John Montagu, o quarto conde de Sandwich, uma pequena vila do sudeste britânico. Montagu era um jogador tão inveterado que em vez de parar para comer pedia que lhe fossem servindo fatias de carne fria metidas no pão. Dessa forma, conseguia alimentar-se sem sujar as mãos nem parar a batota. A criação, ainda que acidental, ganhou fama e as sanduíches com diversos recheios começaram a surgir um pouco por todo o mundo.

John_Montagu,_4th_Earl_of_Sandwich

Este é John Montagu, 4º conde de Sandwich e inventor da especialidade. Não se sabe se enquanto posava para o retrato terá comido a sua criação. (foto: Wikipedia)

Dia 3 de novembro, segundo consta, é Dia Mundial da Sanduíche. Na verdade, começou por ser apenas Dia Nacional da Sanduíche, nos Estados Unidos da América, até a Subway ter transformado a ocasião numa efeméride global. Sim, foi por interesses comerciais — afinal, a cadeia vende sanduíches no mundo inteiro. Mas isso interessa muito pouco para o caso. A verdade é que agora existe um pretexto para fazer a lista que segue: 10 sanduíches imperdíveis de Lisboa. Estão todas na fotogaleria. Bom apetite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR