É difícil imaginarmos 1,8 mil milhões de pessoas juntas. É demasiada gente. E é precisamente esse o número de jovens que existem neste momento no mundo. O poder, os desafios e as oportunidades das pessoas entre os 10 e os 24 anos são o tema do relatório de 2014 do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

A embaixadora portuguesa do organismo da ONU é conhecida há largos anos. Catarina Furtado abraçou a missão há 15 anos e foi há quase 4 que decidiu abrir uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Um dos projetos habituais da Corações Com Coroa (CCC) é a realização de uma conferência anual com um tema para discussão.

É aqui que toda esta informação se encontra: Catarina Furtado, embaixadora do UNFPA e presidente da CCC, apresentou e moderou ontem a 4ª Conferência da associação cujo tema foi “Jovens: a maior geração de sempre”, tendo como base os resultados do relatório daquele Fundo das Nações Unidas.

A ativista Rita Brito juntou-se a Jorge Sampaio para uma conversa de hora e meia. O ex-presidente da República lembrou os diferentes contextos e oportunidades que os jovens têm, só pelo facto de terem nascido e viverem num determinado ambiente. O vencedor do Prémio Mandela lembrou o “caso dos jovens refugiados que nunca foram à escola, as crianças inseguranças no Sudão do Sul, os efeitos do genocídio no Ruanda”, entre outros. É a oportunidade que define o futuro dos jovens, salienta Sampaio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto presidente da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios, Sampaio conhece bem a realidade daqueles jovens. A plataforma dá subsídios de emergência a estudantes sírios para continuarem a estudar. Uma realidade nem sempre possível para todos, lembra o orador.

Jorge Sampaio alertou para a importância de os jovens mobilizarem iniciativas e de porem mãos à obra. Partilhou, aliás, o lema de vida que traz sempre consigo: “Não perguntes o que é que o país pode fazer por ti, pergunta antes o que é que podes fazer pelo país”.

Na segunda parte do evento foram entregues os Prémios Comunicação Corações Capazes de Construir. Na categoria Jornalismo, venceram duas reportagens de televisão: “A fronteira da hipocrisia” da jornalista Susana Bento Ramos e equipa da TVI e “O amor não mata”, da jornalista Ana Sofia Fonseca e equipa da SIC. Foram atribuídas menções honrosas à reportagem “As nossas Malalas”, de Christiana Martins e Ana Maria Pimentel (Expresso), “A Sul da Sorte”, de Catarina Santos (Rádio Renascença) e uma menção ainda para o Diário do Alentejo. Na categoria Campanha/Publicidade, venceu a campanha “Ativar a inclusão”, um trabalho da Show Off e da Film Brokers. A campanha da APAV “Fechar a Porta” venceu uma menção honrosa. 

O Observador transmitiu em direto a 4ª Conferência da Corações Com Coroa. Para que quiser ver ou rever, a gravação estará disponível em breve no nosso site. Aos 76 anos de idade, Jorge Sampaio deixou no Museu do Oriente uma espécie de lição de vida: “Há uma coisa essencial: não se pode desistir. Hoje não correu bem, amanhã correrá melhor”.