Privatização da TAP

Fim do impasse? Neeleman vem a Lisboa fechar compra da TAP

297

Fim do impasse? Diário Económico diz que David Neeleman é esperado esta quinta-feira em Lisboa para fechar negócio, depois de negociações de última hora com a Caixa Geral de Depósitos.

PAULO CARRICO/LUSA

David Neeleman é esperado esta quinta-feira em Lisboa para, em conjunto com Humberto Pedrosa, assinar em definitivo o contrato de compra da TAP pelo consórcio Atlantic Gateway. A notícia, avançada pelo Diário Económico, diz que houve negociações de última hora com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) que terão ajudado a quebrar o impasse. Assinatura do contrato será feita numa cerimónia fechada.

O Diário Económico nota que o banco público é um dos credores da TAP, além do Novo Banco, BCP e Deutsche Bank, com quem está a ser discutida uma renegociação da dívida de curto prazo da TAP no sentido de um alargamento das datas de pagamento. Em cima da mesa está, em simultâneo, um novo empréstimo de 100 milhões para necessidades imediatas de tesouraria.

É a segunda viagem de David Neeleman a Lisboa em poucos dias, depois de uma primeira tentativa sem sucesso para fechar o negócio na semana passada. A confirmar-se a assinatura do acordo entre a Parpública e o consórcio, para a venda de 61% da TAP, deverá acontecer ao final do dia de hoje, quinta-feira, numa cerimónia privada, como aconteceu com as subconcessões da Carris e do Metro de Lisboa. Ficará, assim, sem efeito a carta enviada pelo grupo parlamentar do PS ao presidente da Parpública, em que pede que a venda da TAP não seja concluída.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Governo

Um propósito nacional /premium

Sebastião Bugalho

A distância do governo a qualquer reforma não parece afugentar votos; antes pelo contrário. Apesar de ter a maior das simpatias pela natural aversão do Homem à mudança, temo que isso seja um problema.

Joana Marques Vidal

Eles atreveram-se /premium

Rui Ramos

O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses.  

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)