A autora de Harry Potter escreveu no Twitter que Voldemort é um menino ao lado de Donald Trump. Bom, os termos não foram exatamente estes. J.K. Rowling disse que o vilão da sua história mais famosa não é, nem de perto, tão mau como Donald Trump. Assim é que é. É que a BBC escreveu um artigo com o título: “Por que estão as pessoas a chamar Voldemort a Donald Trump.” Rowling considera, portanto, que a comparação peca por escassa…
O candidato à Casa Branca está há muito debaixo dos holofotes, por variadas e criativas declarações inflamadas e populistas. Mas, desta vez, esticou a corda e tem sido alvo de críticas dos quarto cantos do mundo. No seguimento dos atentados de Paris, em novembro, Trump propôs que se fechasse a porta dos Estados Unidos aos muçulmanos. Para além das graves consequências morais e políticas, essa sugestão custaria 17 mil milhões de euros em Turismo.
How horrible. Voldemort was nowhere near as bad. https://t.co/hFO0XmOpPH
— J.K. Rowling (@jk_rowling) December 8, 2015
Muitos desses muçulmanos que visitam anualmente os Estados Unidos são britânicos, povo que não precisa de visto para entrar na terra do Tio Sam. O gabinete de David Cameron, o primeiro-ministro britânico, afirmou estar “totalmente em desacordo” com os comentários xenófobos de Trump e que os mesmos “causam divisões, são inúteis e completamente equivocados.” Na sequência, surgiu na internet uma petição pública que tenta barrar a entrada de Donald Trump no Reino Unido, conta a BBC. Essa petição já passou os 100 mil assinantes, o que significa que terá de ser levado a sério para futuro debate no parlamento.
“O Reino Unido baniu a entrada a muitos indivíduos por discurso de ódio. Os mesmos princípios devem ser aplicados a quem deseja entrar no Reino Unido”, pode ler-se no texto da petição. Toda esta polémica mereceu uma resposta do próprio Donald Trump, durante a última madrugada, via Twitter.
Primeiro, desmentiu uma notícia: “Apesar do meu grande respeito pelo rei Abdullah II, não visitarei a Jordânia nesta altura. Isto é em resposta ao falso artigo da AP”. Mais tarde, endureceu a mensagem: “O nosso país enfrenta uma grande ameaça que é o terrorismo islâmico radical. É melhor tornarmo-nos muito espertos, e muito duros, rápidos, antes que seja tarde de mais.” O último tweet desta vaga criticava quem o censurou: “Wow, que dia! Tantos tolos que rejeitam reconhecer o tremendo perigo e incerteza que representa a vinda de certas pessoas para os EUA .”
E AGORA… ALGUNS TWEETS DE ALTO GABARITO:
I made my browser replace the word "Trump" with "He Who Should Not Be Named." You can, too! https://t.co/GrKJL1Mqxo pic.twitter.com/nhadR7jDlN
— Zach Schonfeld (@zzzzaaaacccchhh) December 9, 2015
https://twitter.com/SincerelyTumblr/status/674548300234797056
JK Rowling diz que Donald Trump é pior do que Voldemort. https://t.co/sAIlSwzHZH pic.twitter.com/GvcAUfdjOI
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) December 9, 2015
You know what? I completely agree :D https://t.co/4V3km5k9Js
— (((نور אל Dean))) (@MousaviDean) December 9, 2015
#HarryPotter author @jk_rowling says #DonaldTrump worse than villian Voldemort #quote #tcot https://t.co/Gki6pixzbG pic.twitter.com/hhaUdseiBi
— DistrictofCalamity (@CalamityDC) December 9, 2015
https://twitter.com/marylupz/status/674577587855859712
Retweet for Voldemort
Fav for @realDonaldTrump pic.twitter.com/jODCqIkeUG— Vision (@Visiondary) December 9, 2015
She’s right. Scary – RT @BuzzFeed: J.K. Rowling Says Trump Is Way Worse Than Voldemorthttps://t.co/VeMgy3uPNY
— Ana Veciana-Suarez (@AnaVeciana) December 9, 2015
O Donald Trump πολύ χειρότερος του Voldemort, τάδε έφη J.K. Rowling https://t.co/Y1kdQxboFi
— Cinefreaks.gr (@cinefreaks) December 9, 2015
#JKRowling calls #DonaldTrump worse than #Voldemort, Twitter heartily agreeshttps://t.co/qtlVV8ZPkk pic.twitter.com/aKLoYjaiaV
— HT Entertainment (@htshowbiz) December 9, 2015