O mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki celebra 75 anos nesta terça-feira. Miyazaki nasceu em 5 de janeiro de 1941, em Bunkyo, Tóquio no Japão. O desenhador é um dos três fundadores do Studio Ghibli, juntamente com Isao Takahata (realizador das séries Marco e Heidi) e Toshio Suzuki.

Hayao Miyazaki destacou-se na animação tradicional e foi um dos autores que mais contribuiu para a magia da infância de milhões de crianças em todo o Mundo. O japonês começou a carreira em 1963 como desenhador e ilustrador na companhia de animação Toei Animation. No período inicial da carreira, das suas mãos nasceram personagens de desenhos animados que se tornaram inesquecíveis para toda uma geração como “Heidi, a menina dos Alpes” (1974), “Marco” (1976) e “Conan, o Rapaz do Futuro” (1978).

Um dos filmes mais conhecidos e acarinhados pelo público é “A Viagem de Chihiro” (2001), que conta a história de uma menina que se perde dos pais e realiza uma viagem através de um mundo fantástico. Em 2002, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim (ex-aequo com o filme “Bloody Sunday”), o único filme de animação até hoje premiado com este galardão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A película ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação na 75ª edição dos Óscares da Academia, em 2003. “A Viagem de Chihiro” (2001), a par com o filme “O meu vizinho Totoro” (1988), fazem parte da lista compilada pelo British Film Institute dos “50 filmes que as crianças até aos 14 anos devem ver”.

O universo de fantasia de Miyazaki é caracterizado por personagens femininas fortes e atravessado por alguns temas recorrentes, como a aviação e o mar. O pai foi diretor da empresa Miyazaki Airplane (de quem o tio também foi dono), que produzia peças de aviões da Segunda Guerra Mundial e que serviu de inspiração para um dos seus filmes mais conhecidos, “Porco Rosso” (1992). Confira na fotogaleria acima outras das suas obras mais famosas.

Hayao Miyazaki anunciou a retirada em 2013, ano que Mami Sunada realizou o documentário “The Kingdom of Dreams and Madness” [“O Reino dos Sonhos e da Loucura”] sobre a obra criativa do realizador e as produções do estúdio Ghibli. Em 2014, a Academia de Hollywood atribuiu a Hayao Miyazaki um Óscar Honorário pela sua contribuição e impacto no cinema de animação.