Uma fotógrafa húngara gerou uma onda de comentários nas redes sociais, depois de ter postado uma série de fotografias “disfarçada” de mulheres de sete tribos africanas da Etiópia e do Quénia.

Boglarka Balogh, de Nyíregyháza, Hungria, que se descreve como jornalista e advogada de direitos humanos, aliou esforços ao designer gráfico Csaba Szabo e com recurso ao Photoshop compuseram imagens que misturam os seus traços com rostos de sete mulheres tribais, refere a SBS. A fotógrafa loura e de olhos claros transformou-se em mulheres das tribos Himba, Karo, Turkana, Mursi, Arbore, Daasanach e Wodaabe, segundo ela com o objetivo de “sensibilizar” para o “desaparecimento” dessas tribos.

A série de imagens a que a fotógrafa chamou “Transformei-me em mulheres tribais para sensibilizar para as culturas isoladas” (I Morphed Myself Into Tribal Women To Raise Awareness Of Their Secluded Cultures) foram publicadas na plataforma Bored Panda onde atingiram as 212 mil visualizações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A intenção podia ser boa, escreve o The Guardian, mas é caso para dizer que de imagens com boas intenções estão as redes socais cheias. O objetivo era homenagear as tribos supostamente à beira da extinção, mas as críticas não tardaram a multiplicar-se nas redes sociais, em especial no Twitter. Muitos dos comentários acusam a fotógrafa de 34 anos de “racismo mascarado” porque esta se limitou a copiar a cor da pele e adereços das mulheres — no limite, que se apropriou da imagem das mesmas — e não percebem a necessidade de ter utilizado o próprio rosto como referência.

https://twitter.com/lonelydandruff/status/684956262035898368

“Tenho que ser honesta, sinto-me um pouco tonta por ter que me explicar, a minha boa intenção, o meu trabalho artístico às pessoas que me criticam negativamente, como se eu tivesse feito algo terrível”, disse a fotógrafa citada pelo Daily Mail.

Entretanto, Boglarka Balogh retratou-se e apagou o post original com um pedido de desculpas:

Update: Uma vez que não tinha intenção de ofender alguém e como sou capaz de responder a todos vocês, decidi apagar o meu post.

A minha intenção era 100% pura para com esta arte tribal, sendo uma advogada de direito humanos e jornalista que sabe bastante sobre racismo e questões semelhantes, eu nunca imaginei que o meu trabalho viesse a irritar tantas pessoas e que teria que me explicar. E seguramente que não vou fazer isso. Mantenham a calma e amem todos os seres humanos.”