Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010, 21 horas. O Estádio de Alvalade recebia o Mafra, num jogo a contar para os “oitavos” da Taça de Portugal. O Sporting começou a ganhar com golo de Matías Fernández, mas o empate chegaria um minuto depois, por Zhang Chengdong. O avançado chinês marcaria mais dois, quando já estava 4-1 para os leões, fixando o resultado num surpreendente 4-3. O rapaz fez um hat-trick em Alvalade. Coisa pouca…

O Mafra foi o trampolim para Leiria, Beira-Mar e os alemães do Eintracht Braunschweig. Após três anos no Beijing Guoan, Chengdong voltaria à Europa, para jogar no Rayo Vallecano, num negócio que terá envolvido patrocínios. Sem papas na língua como é hábito, Paco Jémez, o treinador da equipa de Vallecas, disse o que pensava: “Um patrocinador nunca poderia impor jogadores a um clube.”

E continuou, por ocasião da digressão à China para jogar na Taça QBao: “Entendo que o clube tenha as suas obrigações de marketing, mas o clube não está desenhado para estas viagens ou eventos. Preferia ter ficado em Espanha.”

Quem é Zhang Chengdong? É um avançado chinês, de 26 anos, com 1.85m e cerca de 85 quilos. Vestiu a camisola 16 do Rayo Vallecano apenas uma vez, e durante oito minutos: foi contra o Atlético Madrid, a 30 de dezembro de 2015. As palavras de Paco Jémez já faziam adivinhar que teria vida difícil.

Veja outros quatro jogadores chineses que deram que falar na fotogaleria em cima. E prepare-se para o que pode estar a chegar para a II Liga portuguesa face ao novo acordo de patrocínio assinado pela Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR