O comissário europeu Pierre Moscovici, responsável pelos assuntos económicos e financeiros, garantiu esta tarde que as conversações com Lisboa continuam e que uma decisão só será tomada na sexta-feira.

“Apenas para esclarecer, as conversas orçamentais com o Governo português continuam. A Comissão Europeia vai tomar a sua decisão na sexta-feira”, adiantou o comissário numa mensagem na rede social Twitter (https://twitter.com/pierremoscovici).

Uma fonte comunitária tinha já garantido que continuavam as discussões em torno do projeto de plano orçamental para 2016 e que será tomada uma decisão final na sexta-feira.

A mesma fonte sublinhou que “as discussões estão em curso”, lembrou que, no seu debate político da véspera sobre o esboço de plano orçamental português, o colégio de comissários solicitou às autoridades portuguesas “mais esforços significativos”, e apontou que os comissários Valdis Dombrovskis (Euro) e Pierre Moscovici receberam um mandato para prosseguir as discussões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Comissão tomará uma decisão final à luz desses contactos na sexta-feira”, disse.

Pouco antes, o Governo também frisou que as discussões com Bruxelas “estão a correr bem” mas ainda prosseguem.

“As coisas estão a correr bem em Portugal, nomeadamente com os partidos que suportam a solução de Governo, mas também estão a correr bem no processo de negociação que está em curso com a Comissão Europeia”, declarou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.